Você já apareceu por aqui?

Dia 18 de agosto - Questão 230

Olá, meu povo!

O colega Sidney gostaria que comentássemos questões da prova de Técnico de Nível Médio do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), realizada em 2009 pela Fundação Cesgranrio.

Escolhi uma questão de Conceitos Iniciais de Lógica mais especificamente Equivalência de Condicional, pois já tem um tempo que não comento sobre esse assunto. Então, vamos relembrar!

Considere verdadeira a premissa: ‘se viajo, então estou de férias’.
Analise as afirmativas a seguir:
I – se não viajo, então não estou de férias.
II – se estou de férias, então viajo.
III – se estou de férias, então não viajo.
Com base na premissa:
(A) é correto concluir I, apenas.
(B) é correto concluir II, apenas.
(C) é correto concluir III, apenas.
(D) é correto concluir I, II e III.
(E) não é correto concluir qualquer das três afirmativas.

A premissa é uma condicional e todas as afirmativas também são condicionais. Então, só há uma coisa a ser feita:
INVERTE E NEGA!
V = viajo
EF = estou de férias
V -> EF = ~EF -> ~V = Se NÃO estou de férias, então NÃO viajo

Nenhuma das afirmativas trazem esse enunciado. Então, nenhuma delas é logicamente equivalente à premissa.

Resposta correta: letra E.

Faltam 135 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH
Daí:

2 comments:

lemuel.0784@hotmail.com disse...

PH, pq n poderia ser a alternativa (b)? De acordo com a tabela verdade, temos que duas afirmações lógicas são verdade para "qualquer ordem" no "se..então", desde que as duas sejam verdade, ou desde que as duas sejam mentira. Ou seja:
(V1 V2) = (V2 V1);
(V1 F2) != (F2 V1);
(F1 V2) != (V2 F1);
(F1 F2) = (F2 F1).

Lemuel disse...

Caso possa responder, poderia me avisar por email? Agradeço.

lemuel.0784@hotmail.com