Você já apareceu por aqui?

Dia 21 de agosto - Questão 233

Olá, meu povo!

Vamos comentar mais questões enviadas por vocês! A colega Jaqueline ficou com dúvida na prova de Escriturário do Banco do Brasil, realizada em 2010 pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

A questão de hoje é bem capciosa, necessita muita atenção do candidato. Vamos falar de Análise Combinatória!

Na sala de reuniões de uma empresa há uma mesa de formato retangular com 8 cadeiras dispostas da forma como é mostrado na figura abaixo.
Sabe-se que, certo dia, seis pessoas reuniram-se nessa sala: o Presidente, o Vice-Presidente e 4 Membros da Diretoria. Considerando que o Presidente e o Vice-Presidente sentaram-se nas cabeceiras da mesa, de quantos modos podem ter se acomodado nas cadeiras todas as pessoas que participaram da reunião?
(A) 36
(B) 72
(C) 120
(D) 360
(E) 720

A 1ª situação que precisamos analisar é que o o Presidente e o Vice-Presidente podem trocar de posição, ou seja, o Presidente pode estar na cabeceira da direita e o Vice-Presidente, na da esquerda, e vice-versa. Então, quando encontrarmos a quantidade de maneiras que os diretores podem estar acomodados, precisamos multiplicar por 2, ok?

Agora, quantos aos diretores, pensemos assim: quantas cadeiras tenho e para quantas pessoas? São 6 cadeiras para 4 pessoas. A ordem importa? Sim, pois, mesmo sendo 4 diretores, por estarmos em uma mesa retangular, o modo onde eles estarão determinará uma nova maneira. Conseguiram entender?

Logo, estamos falando de ARRANJO! Fica assim:
Como precisamos multiplicar por 2, temos:
Maneiras = 360 . 2 = 720

Resposta correta: letra E.

Faltam 132 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

3 comments:

Felipe Chagas disse...

Boa noite,

Você acabou de ganhhar mais um amigo!
rsrs

Passei 1 dia inteiro buscando a solução para essa questão, existem centenas de respostas, de sites, de material, mas nada comparado a forma simples que você explicou.

Muito Obrigado!
feliperbc@hotmail.com

Anônimo disse...

360 é quantidade de dias do ano comercial por isso arranjo.

@numeroCabalistico

um super beijo pra sua mae

Unknown disse...

Mas resolvendo desta forma, achei mais fáci:
O presidente terá 2 possibilidades, portanto 2!. O vice fica com somente uma possibilidade, em vista de o presidente ter usado uma das 2 possibilidades. Dos 4 funcionários que restaram, o primeiro terá 6 possibilidades, o segundo terá 5, terceiro 4 e quarto 3. Portanto:

2.1.6.5.4.3= 720

Estou correto?