Você já apareceu por aqui?

Dia 22 de agosto - Questão do Domingo

Olá, meu povo!

Comentamos no dia 19 de agosto uma questão que mexe com a visão espacial do candidato. Na maioria das vezes, o ‘Ser Mau’ trabalha com dados (uma figura tridimensional) e pede que você faça uma série de movimentos para, ao final, determinar uma posição.

Pois bem. Achei interessante, nessa nossa ‘Questão de Domingo’, mostrarmos de forma mais prática, como analisarmnos esse tipo de questão.

Ela foi mandada pela colega Andrezza  e apareceu na prova de Técnico de Segurança do Trabalho da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô/SP), realizada em 2009 pela Fundação Carlos Chagas (FCC).
Sabe-se que o dado é um cubo em que os pontos marcados em faces opostas totalizam 7 unidades. Um dado é colocado sobre uma mesa horizontal, conforme é mostrado na figura abaixo e, em seguida, submetido sucessivamente a quatro rotações de 90º em torno de uma de suas arestas.
Considere que um observador sentado à frente do lado que tem os dois pontos marcados (chamado face frontal), acompanha os resultados das sucessões de movimentos do dado: após a primeira rotação, a face com 4 pontos marcados fica apoiada na mesa; após a segunda, a face com 1 ponto fica voltada para cima; após a terceira, a face com 5 pontos fica voltada para cima; após a quarta, a face com 3 pontos fica apoiada na mesa. Nessas condições, ao final da quarta rotação, o número de pontos da face oposta à frontal é
(A) 6
(B) 5
(C) 4
(D) 2
(E) 1

O comentário da questão está no link abaixo:
(O link estará disponível a partir de 20/09/2010)

Faltam 131 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: