Você já apareceu por aqui?

Dia 23 de agosto - Questão 235

Olá, meu povo!

A colega Grasiele nos mandou uma questão lógica que a deixou preocupada por causa da excessiva quantidade de informações para serem analisadas e o pouco tempo que o candidato tem para completar a prova.

A questão foi retirada da prova de Auxiliar de Trânsito do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF), realizada pelo Cespe em 2009.

Na última corrida do campeonato anual de motocicleta, participaram 8 pilotos, numerados de 1 a 8. As cores dos capacetes dos pilotos são todas diferentes. De acordo com a acumulação de pontos nas corridas anteriores, se o piloto 8 terminasse essa corrida em pelo menos duas posições à frente do piloto 3, o piloto 8 seria o campeão do ano. Encerrada a corrida, observou-se que:
I o piloto 1 chegou imediatamente depois do piloto de capacete prata e a seguir chegou o de capacete vermelho;
II o piloto 4 venceu a corrida;
III o piloto 3 terminou a corrida duas posições atrás do piloto 1 e uma posição à frente do piloto de capacete azul;
IV o piloto de capacete prata cruzou a linha de chegada imediatamente após o piloto 2;
V o piloto de capacete preto terminou a corrida em segundo lugar;
VI o piloto de capacete verde, penúltimo colocado na corrida, chegou imediatamente após o piloto 6;
VII o piloto de capacete amarelo chegou imediatamente depois do piloto de capacete preto;
VIII o último piloto a terminar a corrida foi o de número 5;
IX o piloto 2 terminou a corrida duas posições à frente do piloto de capacete branco e duas depois do piloto de capacete laranja;
X o piloto 7 terminou a corrida duas posições atrás do piloto 8.
Com base nessas informações é correto afirmar que o piloto 8 venceu o campeonato.

O que posso dizer é que sempre procurem as informações mais importantes, aquelas que podem definir, nesse caso, algumas posições de chegada. Olhando os itens II, V, VI, VII e VIII, podemos, de imediato, encontrar algumas posições na corrida:
Agora, podemos juntar as informações dos itens I, III e IV, pois o piloto 1 e o de capacete prata aparecem nas duas, ok?
Notem que, se tentarmos encaixar a linha acima dentro da abela, só haverá uma possibilidade:
Para finalizar, os itens IX e X só encontrarão uma possibilidade na tabela:
Como a qustão fala que ‘se o piloto 8 terminasse essa corrida em pelo menos duas posições à frente do piloto 3, o piloto 8 seria o campeão do ano’, o piloto 8 terminou em 4º lugar e o piloto 3 terminou em 7º lugar, portanto 3 posições depois. Então o piloto 8 foi o campeão!

Item correto.

Faltam 130 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

5 comments:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Uma breve correção: o piloto 8 ficou no segundo lugar, e o piloto 7 em quarto. Leia atentamente o que consta no ítem X: "o piloto 7 terminou a corrida duas posições ATRÁS do piloto 8".
Em sua posição, você lecionou e marcou incorretamente no quadro de colocações, atribuindo o piloto 7 ao segundo lugar. Entend que, você deve ter pensado em trocá-los pelo fato de que consta no enunciado "Se o piloto 8 terminasse essa corrida em pelo menos duas posições à frente do piloto 3, o piloto 8 seria o campeão do ano", mas observe a condição: "em pelo menos duas posições à frente", ou seja, mesmo com o piloto 8 na segunda posição, o mesmo ainda está (em pelo menos) duas posições, melhor exemplificando, cinco posições á frente, sendo que, seria necessário no mínimo duas posições para ser considerado campeão do ano.
Abraços, Luiz Linhares.

Unknown disse...

Também cheguei à conclusão do Luiz, com o piloto 8 em 2º lugar e o 7 em 4º lugar. No mais, a explicação está excelente. Parabéns pelo blog.

Unknown disse...

ajudou e...também cheguei a conclusão dos demais colegas, mas seu raciocínio foi fundamental pra mim...

Obrigada