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[09/01/2022] Conteúdo Programático – ISS Belo Horizonte


Vamos de comentário de edital???

Um aluno meu do Gran Cursos Online me mandou o seguinte questionamento:

Professor, boa noite, sou seu aluno do Gran Cursos, e gostaria de uma ajuda na análise do conteúdo programático de um edital. ISS-BH 2021.

Em Raciocínio Lógico, não encontrei o assunto LÓGICA PROPOSICIONAL, nem nada semelhante. Porém essa matéria consta nas suas vídeo-aulas do curso para o ISS-BH pós edital. Tanto no curso individual por matéria, quanto no curso completo.

Abaixo o Conteúdo programático do Edital, para facilitar:

RACIOCÍNIO LÓGICO

1. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações.

2. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio matemático (que envolvam, entre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal; conjuntos numéricos complexos; números e grandezas proporcionais; razão e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e composta; porcentagem).

3. Raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal; formação de conceitos; discriminação de elementos.

4. Lógica de Argumentação. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

Inicialmente, quem quiser dar uma olhada no edital completo, pode clicar aqui.

Bem, agora vamos para a explicação de como analiso um conteúdo programático.

1. quando o tema está bem claro no conteúdo (exemplo: Raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal), fica bem mais fácil a identificação de quais assuntos precisam ser estudados;

2. Porém, existem assuntos que podem gerar uma dificuldade para o aluno pois a banca não especifica claramente o assunto abordado. Exemplo (esse é bem comum): Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações

E aí, o que fazer???

3. um ‘atalho’ é ver como a banca já trabalhou esse conteúdo em outros concursos. Infelizmente, a banca (RBO Serviços Públicos e Projetos Municipais EIRELI, ou somente RBO).

PROBLEMA! A banca não tem, digamos, tradição em concursos públicos. As poucas provas disponíveis em sites de questões não trazem o assunto que queremos mais detalhes.

4. Aqui, entra um pouco a experiência do professor: bancas que já trabalharam com esse conteúdo.

Felizmente, esse conteúdo tem como ‘pai’ (ou ‘mãe’, sei lá, o que começou a postar...) a Fundação Carlos Chagas (FCC). Inclusive, já fiz artigos e vídeos falando a respeito:

https://beijonopapaienamamae.blogspot.com/2011/10/entendendo-fcc.html

https://youtu.be/gN1AHBgrbOQ

(é bem capaz de ter mais, não procurei muito...)

 

Além disso, outras bancas tem trazido esse conteúdo em suas provas:

https://beijonopapaienamamae.blogspot.com/2015/11/concurso-da-dpu-esta-de-volta.html

https://beijonopapaienamamae.blogspot.com/2010/08/dia-12-de-agosto-questao-224.html


Conclusão: mesmo não sendo RBO, temos uma boa noção do que pode ser cobrado, baseado em outras bancas, ok?

Para finalizar, pensemos assim: se caiu numa prova é porque o conteúdo está “dentro”! Confere?

Então, vamos olhar alguns exemplos:

(Assistente Legislativo - Assistente Administrativo - AL/AP – FCC 2020) A negativa da afirmação "Todos os homens carregam todas suas malas" é

(A) Nenhum homem carrega todas suas malas.

(B) Todos os homens carregam apenas uma de suas malas.

(C) Pelo menos um homem não carrega nenhuma de suas malas.

(D) Todos os homens não carregam nenhuma de suas malas.

(E) Pelo menos um homem não carrega todas suas malas.

Assunto: Lógica de 1ª Ordem

A questão nos pede a negação do ‘Todo’. Nos estudos da Lógica, sabemos que será o ‘Algum Não’ (ou o ‘pelo menos um não’, ‘existe não’, ‘há pelo menos um não’). 

Assim, retiramos o ‘Todo’ e colocaremos o ‘Pelo menos um não’:

Pelo menos um homem não carrega todas suas malas

Resposta: letra E.

 

(Auditor Fiscal – Tecnologia da Informação – Sefaz/BA – FCC 2019) Em seu discurso de posse, determinado prefeito afirmou: “Se há incentivos fiscais, então as empresas não deixam essa cidade”. Considerando a afirmação do prefeito como verdadeira, então também é verdadeiro afirmar:

(A) Se não há incentivos fiscais, então as empresas deixam essa cidade.

(B) Se as empresas não deixam essa cidade, então há incentivos fiscais.

(C) Se as empresas deixam essa cidade, então não há incentivos fiscais.

(D) As empresas deixam essa cidade se há incentivos fiscais.

(E) As empresas não deixam essa cidade se não há incentivos fiscais.

Assunto: Lógica Proposicional, em especial, Equivalência de Condicional

Pela regra do ‘Inverte e Nega’

(1) não há incentivos fiscais

(2) as empresas não deixam essa cidade

(3) Se as empresas deixam essa cidade, então não há incentivos fiscais.

Resposta: letra C.

 

E é pelos motivos elencados acima que ENTENDO que o assunto Lógica Proposicional pode ser cobrado para esse tipo de conteúdo programático.

Concorda? Discorda? Seu comentário é sempre importante!

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PH
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