Você já apareceu por aqui?

[05/01/2022] Quem Manda é Você 2022 #01

Para os ‘novatinhos’ aqui no ‘Beijo...’, tenho posts e vídeos no meu canal do Youtube chamado “Quem Manda é Você”. O QMEV é sempre baseado em pedidos de alunos para resolução de questões, comentário de assuntos de Matemática e Raciocínio Lógico, dúvidas sobre bancas, etc.

Quem quiser conhecer, clique aqui e veja a playlist no meu canal do Youtube, ok?

E, agora, começando a versão 2022, vamos dar uma olhada em uma questão de Teoria dos Conjuntos, pedida por um aluno Gran Cursos (segue aqui o link para minha página), que foi cobrada na prova de Engenheiro de Petróleo Júnior da Petrobrás, prova essa elaborada pela Fundação Cesgranrio em 2012:

Toma-se um conjunto P com 2 elementos e um conjunto Q com 3 elementos.

Quantas são as possíveis relações não vazias de P em Q?

(A) 6

(B) 8

(C) 16

(D) 48

(E) 63

A resolução está no vídeo abaixo:

 

Particularmente, achei a questão mal elaborada, muito sucinta no enunciado. Mas quem sou eu no jogo do bicho para a Cesgranrio achar ruim, né?

 E, para quem quiser participar do QMEV, pode mandar um e-mail com sua dúvida ou questão, ok? Ela pode virar um artigo ou vídeo aqui no ‘Beijo...’

--------------------------------


PH
beijonopapaienamamae@gmail.com
Instagram: @professorpauloh
Youtube: www.youtube.com.br/paulohmq
Twitter: Paulo PH Henrique
Telegram: https://t.me/beijonopapaienamamae

2 comments:

Dannilo Peruch disse...

Oi professor!

Muito obrigado pela resolução, eu não tinha pensado nos pares ordenados, estava tentando encontrar caso a caso as possibilidades

Um abraço,

Att. Dannilo

Raciocínio Lógico com o professor PH disse...

Oi, Danillo.
Que bom que gostou, amigo. Qualquer coisa, estamos à disposição.
Beijo no papai e na mamãe...