Você já apareceu por aqui?

Analista e Técnico Judiciário – TRT 11ª Região (2)


Olá, meu povo!

Vamos comentar mais uma questão da prova de Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), realizada no último final de semana pela Fundação Carlos Chagas (FCC). E dessa vez com a colaboração do amigo e professor Artur Monteiro, que comentou essa questão para o ‘Beijo no Papai e na Mamãe’...

(Analista Judiciário) Nos Jogos Pan-Americanos de 2011, realizados no México, o Brasil obteve no atletismo, pela quarta vez consecutiva, a medalha de ouro no revezamento 4 x 100m masculino. Na final, disputada pelas equipes de apenas sete países (o quarteto de Bahamas foi eliminado), o México chegou à frente do Chile, mas atrás de São Cristóvão e Nevis. Já o time de Cuba foi o único cuja colocação ficou entre as colocações das equipes do Equador e dos Estados Unidos.
Somente com essas informações, é correto dizer que a colocação da equipe do México na prova final foi
(A) 2º ou 3º lugar.
(B) 3º ou 5º lugar.
(C) 3º ou 6º lugar.
(D) 4º ou 5º lugar.
(E) 4º ou 6º lugar.

Antes de passar a vocês o comentário o prof. Arthur, vale uma observação: de onde o ‘Ser Mau’ foi tirar o país ‘São Cristóvão e Nevis’. Sim, porque é um país só!!! Já tinha até comentado com alguns alunos da possibilidade de recurso, porém soube depois que se tratava de um país só. Será que não tinha um país mais facilzinho? Tipo França, Jamaica, ou até a Argentina???

Ok, vamos organizar as dicas fornecidas pela questão:
(1) São 7 equipes;
(2) O México chegou à frente do Chile
(3) O México chegou atrás de São Cristóvão e Nevis
(4) O time de Cuba ficou entre Equador e Estados Unidos (EUA).

A primeira dica para resolvermos é que Equador, Cuba e EUA estariam sempre juntas, nenhuma outra poderia alterar esse trio, o máximo que poderia acontecer é a equipe do Equador trocar de lugar com a dos EUA, porém, isso não influenciará em nada o nosso resultado, ok?

Chegou a hora do ataque! Uma boa maneira para se resolver esse tipo de questão é testar as possibilidades verificando se as mesmas estão de acordo com os dados fornecidos, basta fazermos assim:
México em 1º lugar: Fala sério né? Nem resposta pra isso tem nas alternativas...

México em 2º lugar: A brincadeira começou... Mas começou fácil porque a (3) diz que o México chegou atrás de São Cristóvão e Nevis. Então, se a equipe chegou atrás e mais o Brasil, é impossível que fique na segunda colocação, correto?

México em 3º lugar: Bom, se o México está em 3º, necessariamente, São Cristóvão e Nevis e o Brasil estarão nas duas primeiras colocações. Sobraram agora apenas os quatro lugares mais baixos do pódio. Agora, é só o Chile em 7º ou em 4º, já que o o trio Equador, Cuba e EUA devem ficar juntos. Olhem:

México em 4º lugar: Se o México ficar nessa colocação, três outras equipes deverão ficar na 1º, 2º e 3º colocações. Brasil e São Cristóvão e  Nevis são duas delas, sobrou uma vaga. Pode ser o Chile? Não, né? Isso contraria a  (2), ok? Pode ser algum do “famoso” trio? Não, pois o trio seria desmanchado. Conclusão: não dá!!!

México em 5º lugar: Agora são 4 equipes à frente do México, as duas de sempre (Brasil e São Cristóvão e Nevis) e mais duas outras. A ideia é a mesma do 4º lugar, ok? Não dá pra seperar o ‘trio’.

México em 6º lugar: Agora, a tão sonhada vaga para o trio chegou! Basasta dispormos as equipes do trio mais São Cristóvão e Nevis e Brasil para completarmos as equipes que estarão à frente do México. Nesse caso, o Chile ficará lá na última posição. Vamos ver:

Resposta: letra C.

Companheiro Artur, seja bem vindo ao blog!!! A casa é sua!!!

Beijo no papai e na mamãe,
PH
ph@euvoupassar.com.br

2 comments:

Mari disse...

Nossa, to muito revoltada com essa questão. Resolvi, acertei o raciocícnio e perdi um tempão pra saber por que diabos a resposta não batia. Ta aí: São Cristóvão e Nevis é um só país. Deveria se Chamar Raciocínio Lógico, Matemátia e Geografia!!!! Obrigada pelo esclarecimento.

Carla disse...

Também achei um absurdo esta questão! Entendi que eram dois países distintos! Fiz a prova em casa e este blog está me salvando! kk obrigada!