Você já apareceu por aqui?

Técnico de Tecnologia da Informação – Prefeitura de Porto Velho


Olá, meu povo!

Pronto! Para quem está esperando o comentário das questões da prova da Prefeitura de Porto Velho, realizada pela banca Consulplan no último final de semana, pode respirar aliviado.  Vamos começar a postar no ‘Beijo no Papai e na Mamãe’ nossas observações. Fica meu agradecimento aos colegas Aristeu e Euliana pelo envio das questões...

Só peço a todos um pouco de paciência, pois são várias questões de várias provas. ‘Degavarzinho’ a gente vai postando aqui, ok?

A 1ª prova será a de Técnico de Tecnologia de Informação, nível médio.

Sabendo que um elevador leva 18 segundos para subir do 7º ao 15º andar de um prédio. Quantos andares têm o prédio no qual está instalado esse elevador, se leva 63 segundos para subir do primeiro ao último andar?
(A) 23
(B) 25
(C) 27
(D) 29
(E) 31

Muito cuidado que o ‘Ser Mau’ plantou uma pegadinha básica.

O início é bem tranqüilo. Do 7º ao 15º andar, o elevador subiu 8 andares em 18 segundos. Vamos ver quantos andares ele subiu se ele gastar 63 segundos. Regrinha de três...

X = (8 . 63) / 18
X = 28 andares

Agora, a pegadinha. Notem que, quando falamos que o elevador subiu 8 andares, é porque ele por 9 andares (7º, 8º, 9º, 10º, 11º, 12º, 13º, 14º e 15º). Ou seja,  se o elevador subir 28 andares, ‘do primeiro ao último andar’, é porque o prédio tem 29 andares.

Resposta: letra D.

Sabendo-se que numa garrafa com capacidade para 3 litros havia um certo volume de água. Após serem retirados três quintos desse volume, verificou-se que seria necessário colocar 2 litros de água para encher a garrafa. O volume inicial de água contido na garrafa era de:
(A) 2 litros
(B) 2,5 litros
(C) 1,8 litros
(D) 2,1 litros
(E) 2,7 litros

Questão de Princípio da Regressão, ou, como esse humilde facilitador gosta de falar, ‘Princípio do Revestrés’!!!

A ideia aqui é que:
(1) você não tem o valor inicial (chamaremos e ‘X’)
(2) foram retirados 3/5 desse ‘X’ (sobraram 2/5 dentro da garrafa)
(3) foram colocados 2 litros (+ 2)
(4) a garrafa ficou cheia, ou seja, com 3 litros.

Vamos ver se fica melhor assim:

Agora, é só fazer o ‘Revestrés’, ou seja, se na ‘ida’ eu somei, na ‘volta’, eu subtraio. Um detalhe: com relação a fração, muito cuidado! Você terá que utilizar a fração que FICOU dentro da garrafa, multiplicando pelo denominador  dividindo pelo numerador, ok? Vamos ver o novo desenho:

Resposta: letra B.

Depois, volto com mais...

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: