Você já apareceu por aqui?

Conhecendo a FCC - Semana 06


Olá, meu povo!

Essa semana, postei no meu stories do Instagram querendo saber qual assunto gostariam que eu comentasse em questões FCC. Olha o resultado:


Sendo assim, escolhi 3 questões “tchuchuquinhas da melhor qualidade” para postar:
1. Raciocínio Sequencial: escolhi uma questão da prova de Agente de Defensoria Pública - Administrador de Banco de Dados da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE/SP) que aparece uma expressão matemática, porém requer algumas deduções lógicas para chegarmos à conclusão da questão. A ainda vai junto um #ficaadica de potência.
Observe os cinco primeiros termos da seguinte sequência numérica:


Mantido o mesmo padrão descrito por esses termos, o 2015o termo dessa sequência será igual a
(A) −19.
(B) −2008.
(C) 2008.
(D) −109.
(E) 109.

2. Raciocínio Lógico: tem questões que não temos um tema específico (Sequências, Orientação Espacial, etc), a única “necessidade” para resolvê-las é raciocinar: analisar as informações apresentadas, entender o que se pede, tirar conclusões lógicas e chegar ao resultado. Nesse sentido, escolhi uma questão da prova de Técnico Judiciário - Área Administrativa (Especialidade Segurança), de 2015, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (Paraná):
Daniel foi promovido e resolveu comprar roupas novas para trabalhar. Na loja, gostou e separou os seguintes itens: terno cinza, terno preto, camisa branca, gravata vermelha, gravata listrada, par de meias pretas, par de meias cinzas e prendedor de gravata. Para não comprar por impulso, resolveu estabelecer algumas condições:
− Precisa da camisa branca e, portanto, terá de levá-la.
− Tem de levar um terno, mas não pode levar os dois.
− Se optar pelo terno preto, só então levará a gravata listrada.
− Levará pelo menos um par de meias.
− Não deverá levar o prendedor de gravata, a menos que leve também a gravata vermelha.
Respeitando essas condições, as quantidades mínima e máxima de itens que poderá levar são, respectivamente,
(A) 1 e 8.
(B) 2 e 7.
(C) 2 e 8.
(D) 3 e 5.
(E) 3 e 7.

3. Verdades e Mentiras: essa é para ver e rever! Acorda o Tico e o Teco (mais conhecido como os neurônios)! Questão da prova de Julgador Administrativo Tributário do Tesouro Estadual (JATTE) da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz/PE), realizada em 2015:
Em um país, todo habitante pertence a uma única dentre três tribos: os Autênticos, que sempre dizem a verdade, os Dissimulados, que sempre mentem, e os Volúveis, que sempre alternam uma fala verdadeira e uma mentirosa, não necessariamente nessa ordem. As autoridades alfandegárias fizeram três perguntas a um grupo de habitantes desse país que chegou ao Brasil em um avião. A primeira pergunta, que foi “Você é um Autêntico?”, foi respondida afirmativamente por 53 integrantes do grupo. A segunda, que foi “Você é um Volúvel?”, foi respondida afirmativamente por 38 deles. E 18 integrantes responderam “sim” à última pergunta, que foi “Você é um Dissimulado?”. O número de Autênticos nesse grupo é igual a
(A) 15.
(B) 28.
(C) 20.
(D) 53.
(E) 35.

E aí, o que acharam? Qualquer coisa, sabem onde me encontrar, ok?

----------------------------------------------------------------------------------
Beijo no papai e na mamãe,
PH
beijonopapaienamamae@gmail.com
Facebook: Paulo PH Henrique
Instagram e Telegram: @professorpauloh
Youtube: www.youtube.com.br/paulohmq
Twitter / Periscope: Paulo PH Henrique ou @paulohmq


0 comments: