Você já apareceu por aqui?

Conhecendo a FCC - Semana 04


Olá, meu povo!

Começando mais um artigo do ‘Conhecendo a FCC’, nossa nova Seção do meu canal no Youtube, comentando questões das mais diversas da Fundação Carlos Chagas (FCC).
Na Semana 03, separamos questões apenas envolvendo os Fundamentos da Matemática. Falamos de Operações com Frações, Dízima Periódica e Porcentagem.
Nessa semana, traremos apenas Questões Lógicas! E o que são Questões Lógicas, PH? São questões que não trazem especificamente uma fundamentação teórica, e sim a necessidade do candidato fazer deduções lógicas para chagar a determinadas conclusões. Vamos ver:
(1) Princípio da Casa dos Pombos: essa vai especialmente para a colega Vanessa, que pediu uma questão sobre esse assunto e que seja da FCC. Encontrei na prova de Analista Judiciário (Tecnologia da Informação) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), aplicada em 2014.
Uma urna contém 14 bolas vermelhas, 15 pretas, 5 azuis e 11 verdes. Retirando-se ao acaso uma bola por vez dessa urna, o número mínimo de retiradas para se ter certeza que uma bola azul esteja entre as que foram retiradas é
(A) 6.
(B) 20.
(C) 1.
(D) 41.
(E) 40.

(2) Figuras e Tabelas: tem questões da FCC que são apresentadas Figuras (ou Tabelas) que o grande segredo para a sua resolução é criar uma lógica baseada na posição das figuras. Não entendeu? Vamos ver a questão da prova de Técnico Judiciário – Área Administrativa do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (Rio de Janeiro), aplicada em 2013.
Um quadrado ABCD foi dividido em várias regiões, em um processo feito em dez etapas. Na primeira, o vértice A foi ligado ao ponto médio do lado BC, o vértice B foi ligado ao ponto médio do lado CD, e assim sucessivamente, como mostra a Figura 1. Na segunda etapa, o quadrado central obtido na primeira foi dividido segundo a mesma lógica, como ilustra a Figura 2.
Se em cada nova etapa o quadrado central obtido na etapa anterior foi dividido segundo a mesma lógica descrita acima, ao final da décima etapa o quadrado ABCD estava dividido em um total de
(A) 72 regiões.
(B) 85 regiões.
(C) 81 regiões.
(D) 75 regiões.
(E) 90 regiões.

(3) Verdades e Mentiras: tipo de questão que requer uma atenção redobrada e, mais do que tudo, um PENSAMENTO LÓGICO (para não colocar Raciocínio Lógico, né povo...). Vamos ver uma questão da prova de Técnico Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Rio Grande do Sul), aplicada em 2015.
Há um diamante dentro de uma das três caixas fechadas e de cores diferentes (azul, branca, cinza). A etiqueta da caixa azul diz “o diamante não está aqui”, a da caixa branca diz “o diamante não está na caixa cinza”, e a da caixa cinza diz “o diamante está aqui”. Se apenas uma das etiquetas diz a verdade, então, a caixa em que está o diamante e a caixa com a etiqueta que diz a verdade são, respectivamente,
(A) cinza e cinza.
(B) cinza e azul.
(C) azul e branca.
(D) azul e cinza.
(E) branca e azul.

Meu povo, especialmente para esse tipo de questões, é IMPORTANTíSSIMO vocês continuarem exercitando, até mesmo sem ser FCC! Desenvolver um, como coloquei, Pensamento Lógico pode ser um grande diferencial seu na hora da prova. E muito desse desenvolvimento passa pela resolução de questões, ok?
Semana que vem tem mais!

----------------------------------------------------------------------------------
Beijo no papai e na mamãe,
PH
beijonopapaienamamae@gmail.com
Facebook: Paulo PH Henrique
Instagram e Telegram: @professorpauloh
Youtube: www.youtube.com.br/paulohmq
Twitter / Periscope: Paulo PH Henrique ou @paulohmq


0 comments: