Você já apareceu por aqui?

Conhecendo a FCC - Semana 03


-->
Olá, meu povo!

Nessa semana, iremos postar vídeos exclusivamente da parte de Fundamentos da Matemática! É um dos tópicos que boa parte dos concurseiros se preocupam muito porque foram assuntos estudados (para alguns...) há algum tempo, além das dificuldades próprias da questão.
Escolhi 3 assuntos para relembrarmos um pouco:
(1) Dízima Periódica (é o noooooovo...): mesmo sendo um assunto não muito cobrado (salvo melhor juízo, tivemos questões cobradas em 2015), mas poucos lembram de como tratar as dízimas quando aperecem nas questões.
Então, o ‘Beijo...’ ajuda! Vamos mostrar como calcular tanto a Dízima Períodica Simples quanto a Composta, além de resolver uma questão, ok? Escolhi uma da prova de 2013 do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP), Analista Judiciário – Área Administrativa:
Renato dividiu dois números inteiros positivos em sua calculadora e obteve como resultado a dízima periódica 0,454545... . Se a divisão tivesse sido feita na outra ordem, ou seja, o maior dos dois números dividido pelo menor deles, o resultado obtido por Renato na calculadora teria sido
(A) 0,22.
(B) 0,222...
(C) 2,22.
(D) 2,222...
(E) 2,2.

(2) Operações com Frações: esse sim um tema beeem comum nas provas da FCC. Precisamos ficar atentos nesse assunto! Não que sejam questões difíceis, mas requer atenção e relembrar as regras para cálculo de frações. Vamos dar uma olhada na questão da prova de Estagiário de Ensino Médio Regular e Médio Técnico, de 2015, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP):
Quatro irmãos famintos encontraram sobre a mesa da cozinha um bolo preparado para eles. O primeiro irmão comeu 3/5 do bolo. O segundo irmão comeu 1/4 da quantidade que havia sobrado. O terceiro irmão comeu 1/3 do que havia sobrado após os dois primeiros irmãos terem se servido. O quarto irmão comeu o restante do bolo. A fração do bolo que o quarto irmão comeu corresponde a
(A) 3/8
(B) 3/10
(C) 1/5
(D) 2/5
(E) 1/10

(3) Porcentagem: outro assunto recorrente das provas da FCC. Sempre que tem Raciocínio Lógico, pode se preparar que é muito forte a possibilidade de cobrar esse assunto. Nessa questão, da prova de Técnico Judiciário – Área Administrativa (2016) do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre), envolvendo aumentos e diminuições sucessivas:
Alberto fez uma dieta com nutricionista e perdeu 20% do seu peso nos seis primeiros meses. Nos seis meses seguintes Alberto abandonou o acompanhamento do nutricionista e, com isso, engordou 20% em relação ao peso que havia atingido. Comparando o peso de Alberto quando ele iniciou a dieta com seu peso ao final dos doze meses mencionados, o peso de Alberto
(A) aumentou 5%.
(B) reduziu 4%.
(C) aumentou 2%.
(D) manteve-se igual.
(E) reduziu 5%.

E você? Qual assunto ou questão da FCC que tira seu sono? Quer algum tema específico? Manda um e-mail para mim (endereço no final do post, ok?) e ajude a fazer o ‘Beijo...’.

Até a próxima!

----------------------------------------------------------------------------------
Beijo no papai e na mamãe,
PH
beijonopapaienamamae@gmail.com
Facebook: Paulo PH Henrique
Instagram e Telegram: @professorpauloh
Youtube: www.youtube.com.br/paulohmq
Twitter / Periscope: Paulo PH Henrique ou @paulohmq


0 comments: