Você já apareceu por aqui?

Contador - Sefin/RO - Parte I (FGV)


Olá, meu povo!

Há uns posts, tinha prometido o comentário da prova de Contador da Secretaria de Finanças do Estado de Rondônia (Sefin/RO), aplicada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no dia 14 de janeiro.
Foram aparecendo outras ‘prioridades’ (tudo acaba sendo prioridade, não é mesmo?), novos posts e vídeos, resposta de e-mails e comentários e acabei esquecendo essa promessa.
Então, enquanto passa o Mengão na TV, a gente fica na frente do notebook escrevendo um pouco.
Vamos ver as 3 primeiras questões.

Hamilton percorreu, com velocidade constante, uma certa distância em um determinado tempo. Felipe, também com velocidade constante, percorreu a mesma distância que Hamilton, mas com um tempo 50% menor. A velocidade de Felipe em relação à velocidade de Hamilton foi
(A) 50% menor.
(B) 50% maior.
(C) 100% maior.
(D) 75% maior.
(E) 25% maior.
Imaginem assim: Hamilton dirigiu a uma velocidade de 50 km/h e, para cumprir ‘uma certa distância’ gastou 1 hora, ok?
Para quem pensou: PH, posso escolher um valor? Como a questão colocou apenas percentuais, não tem problema estipularmos valores, desde que sigamos esses mesmos percentuais apontados, ok?
Já Felipe fez a mesma distância ‘mas com um tempo 50% menor’. Que tempo foi esse?
=> 50% de 1h =
= 50/100 . 60 minutos =
= 60/2 = 30 minutos
Pronto! A última conclusão que precisamos ter é que velocidade e tempo são grandezas INVERSAMENTE proporcionais! Ou seja, quando uma grandeza cresce, a outra decresce na mesma proporção. Assim, armaremos nossa conta da seguinte maneira:


Assim, precisamos descobrir um núemro que, dividido por 2, seja igual a 50. Esse número é 100, não é mesmo?
Resumindo: Se Hamilton dirigiu a uma velocidade de 50 km/h e gastou 1 hora, Felipe fez a mesma distância em 30 minutos, dirigindo a uma velocidade de 100 km/h, que é EXATAMENTE 100% maior que a velocidade inicial, ok?

Gabarito: letra C.

Marcos e Regina têm, cada um, uma certa quantia em reais. Então, Regina deu a Marcos uma parte do que tinha, de modo que Marcos ficou com o triplo do que tinha e Regina ficou com metade do que tinha. Inicialmente, Regina tinha
(A) metade da quantia de Marcos.
(B) a mesma quantia de Marcos.
(C) o dobro da quantia de Marcos.
(D) o triplo da quantia de Marcos.
(E) o quádruplo da quantia de Marcos.
Bom, questãozinha ‘Denorex’: parece, mas não é...
Parece matemática, mas resolveremos só com o cocuruto...
Imaginem que Marcos tem ‘m’ reais e Regina tem ‘r’ reais. Agora:
1. ‘Regina deu a Marcos uma parte do que tinha’ => chamaremos de ‘x’, ok?
2. ‘Marcos ficou com o triplo do que tinha’ => ou seja, se ele tinha ‘m’ reais e ficou com ‘3m’ reais, isso quer dizer que ele ganhou ‘2m’ reais. Assim, x = 2m
3. ‘Regina ficou com metade do que tinha’ => traduzindo: ela tinha ‘r’ reais, deu ‘x’ reais e ficou com ‘r/2’ reais, então x = r/2
Assim, se igualarmos as 2 equações, temos:
r/2 = 2m
=> r = 2m . 2
=> r = 4m (Regina tinha o quádruplo da quantia de Marcos).

Gabarito: letra E.

Em um sistema de coordenadas cartesianas, com eixo das abcissas orientado positivamente para a direita e eixo das ordenadas orientado positivamente para cima, há um minúsculo inseto no ponto de coordenadas (4; 3). Ele, então, faz a seguinte sequência de movimentos: 3 (três) unidades para a esquerda, 2 (duas) unidades para cima, 1 (uma) unidade para a direita e 3 (três) unidades para baixo. Ao final desses quatro movimentos, o referido inseto ficou no ponto de coordenadas
(A) (8; 9).
(B) (3; 1).
(C) (2; 2).
(D) (0; 8).
(E) (6; 4).
Questãozinha de Orientação Espacial. A melhor saída para resoluções desse tipo de questão é desenhar o que a questão pede, ok?
Vamos lá!

Ah, PH, mas com o eixo bonitinho assim fica fácil, né?
Meu povo, guardem isso: o que vale é que todos os valores sejam colocados na figura! Exemplo: se eu subi 2 (passo 3) e desci 3 (passo 5), o que vale mesmo é que, da linha imaginária (passo 2), você deve passar 1. Ponto final.
Se tem o tamanho correto, se seu desenho tá torto ou “bonitinho”, isso NÃO IMPORTA!!! O que vale é essa, digamos, consistência nos dados informados.

Gabarito: letra C.

Faltam 2 questões, mas essas deixaremos para um outro artigo, ok?

----------------------------------------------------------------------------------
Beijo no papai e na mamãe,
PH
beijonopapaienamamae@gmail.com
Facebook: Paulo PH Henrique
Instagram e Telegram: @professorpauloh
Youtube: www.youtube.com.br/paulohmq
Twitter / Periscope: Paulo PH Henrique ou @paulohmq

0 comments: