Você já apareceu por aqui?

Mais uma de Verdades e Mentiras!


Olá, meu povo!

A colega Kátia França desenterrou uma questão de 2007 sobre um assunto há tempos não abordado, porém que causa certa confusão na cabeça dos concurseiros: Verdades e Mentiras!

A questão apareceu na prova de Escriturário do Banco do Brasil, realizada pelo Cespe/UnB.

No livro Alice no País dos Enigmas, o professor de matemática e lógica Raymond Smullyan apresenta vários desafios ao raciocínio lógico que têm como objetivo distinguir-se entre verdadeiro e falso. Considere o seguinte desafio inspirado nos enigmas de Smullyan.
Duas pessoas carregam fichas nas cores branca e preta. Quando a primeira pessoa carrega a ficha branca, ela fala somente a verdade, mas, quando carrega a ficha preta, ela fala somente mentiras. Por outro lado, quando a segunda pessoa carrega a ficha branca, ela fala somente mentira, mas, quando carrega a ficha preta, fala somente verdades.
Com base no texto acima, julgue o item a seguir.
Se a primeira pessoa diz “Nossas fichas não são da mesma cor” e a segunda pessoa diz “Nossas fichas são da mesma cor”, então, pode-se concluir que a segunda pessoa está dizendo a verdade.

Olha só, resumindo o que a questão apresenta, temos:
Primeira pessoa - ficha branca => verdade
Primeira pessoa - ficha preta => mentira
Segunda pessoa - ficha branca => mentira
Segunda pessoa - ficha preta => verdade

Agora, o que devemos fazer em questões de ‘Verdades e Mentiras’ é TESTAR HIPÓTESES!

Como assim, PH???

A ideia é testar a cor das cartas para cada pessoa e verificar se houe INCONSISTÊNCIA, ou seja, se o que eles falam condiz com a situação (verdade ou mentira) apresentada na questão. Existem 4 possibilidades:


Analisando-as:
(I) ambos com cartas brancas => não pode acontecer, pois o primeiro (que fala a verdade por causa da carta branca) diz que as fichas não são da mesma cor. => INCONSISTÊNCIA
(II) o primeiro com carta branca, o segundo com carta preta => não pode acontecer, pois o segundo (que fala a verdade por causa da carta preta) diz que as fichas são da mesma cor => INCONSISTÊNCIA
(III) o primeiro com carta preta, o segundo com carta branca => não pode acontecer, pois o primeiro (que mente por causa da carta preta) diz que as fichas não são da mesma cor => INCONSISTÊNCIA
4. ambos com cartas pretas => a carta preta do primeiro tem que fazê-lo mentir! Como ele diz "Nossas fichas não são da mesma cor", ele está realmente mentindo. A carta preta do segundo faz com que ele diga a verdade! Como ele diz "Nossas fichas são da mesma cor", ele realmente está dizendo a verdade!

Portanto, a única conclusão possível é que ambos tem cartas pretas e que o segundo fala a verdade!

Item correto.

----------------------------------------------------------------------------------
Beijo no papai e na mamãe,
PH
ph@euvoupassar.com.br

O 'Beijo no Papai e na Mamãe...' no Facebook:

4 comments:

Anônimo disse...

Muito bom!!

Anônimo disse...

Ótima explicação!
Obrigada!!

Unknown disse...

obrigado! mto bacana compartilhar conhecimento,

Unknown disse...

fucking good!