Você já apareceu por aqui?

Analista Administrativo – DNIT


Olá, meu povo!

A colega Lúcia participou no último domingo da prova de Analista Administrativo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e pediu o comentário de uma das questões, que trata da parte de Análise Combinatória.

Para ser mais específico, trabalharemos com PERMUTAÇÃO, onde veremos um exemplo de como trabalhar quando precisamos ligar, juntar certos elementos. Vamos à questão!

Os pintores Antônio e Batista farão uma exposição de seus quadros. Antônio vai expor 3 quadros distintos e Batista 2 quadros distintos. Os quadros serão expostos em uma mesma parede e em linha reta, sendo que os quadros de um mesmo pintor devem ficar juntos. Então, o número de possibilidades distintas de montar essa exposição é igual a:
(A) 5
(B) 12
(C) 24
(D) 6
(E) 15

Vejam que a questão pede que ‘os quadros de um mesmo pintor devem ficar juntos’, ou seja, precisamos JUNTAR os quadros! Sigam os seguintes passos:
Passo 1: LIGA => junte a quantidade de quadros que devem ficar juntos

Passo 2: Olho ‘pra fora’ => todos os quadros que você juntou se ‘transformam’ em apenas 1. Assim, olhando pra fora da liga, teremos 2 posições.

Passo 3: olho ‘pra dentro’ => agora, é necessário calcular a mudança de posição dentro das ligas.

Total = 2! . 3! . 2! = 2 . 6 . 2 = 24

Resposta: letra C

----------------------------------------------------------------------------------
Beijo no papai e na mamãe,
PH
ph@euvoupassar.com.br

O 'Beijo no Papai e na Mamãe...' no Facebook:

0 comments: