Você já apareceu por aqui?

Analista Judiciário – TRT 8ª Região


Olá, meu povo!

A colega Dilene me passou uma questão da prova de Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), realizada em 2010 pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

Olhei nos meu arquivos e vi que já tinha comentado algumas questões dessa e da prova de Técnico Judiciário, mas essa não!

Se quiserem dar uma olhada nos comentários, aqui vão os links:

Agora, a questão!

Observe o padrão da sequência de contas:
Mantido o mesmo padrão, o número de algarismos 1 da conta 100 é:
(A) 1
(B) 50
(C) 99
(D) 100
(E) 950

Bom, como sempre comento em questões com figuras, precisamos entender o que está acontecendo! O meu ‘cocuruto’ me disse que:
(1) como a questão pede a conta 100, vou olhar as contas pares;
(2) nas contas pares, temos uma sequência de 2 números cuja diferença dará 1 algarismo
(3) a quantidade dessas sequências sempre será a metade do número da conta, ou seja, na conta 2, teremos 1 sequência; na conta 4, 2!

(4) tirando essa sequência, sobra um grupo de ‘1’ onde a quantidade será de 1000 menos o número da conta:

‘Eita que o Olho de Thindera tá é danado hoje, PH!!!’ É isso mesmo, meu povo! Não pode dar mole para o ‘Ser Mau’ nesse tipo de questão. Tem que ‘enxergar’ looooooonge!

Assim:
Conta 100 = 50 sequências (sobrando, de cada, 1 algarismo 1) e mais 900 algarismos 1 (1000 - 100) = 50 + 900 = 950

Resposta: letra E.

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: