Você já apareceu por aqui?

Agente da Fiscalização Financeira – TCE/SP


Olá, meu povo!

Ultimamente, tem aparecido algumas questões bem legais envolvendo Teoria dos Conjuntos. As bancas estão preparando algumas ‘pegadinhas’, diferente daquelas questões que tínhamos apenas que preencher o Diagrama de Venn.

A questão apareceu na prova de Agente da Fiscalização Financeira do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP), realizada agora em fevereiro pela Fundação Carlos Chagas (FCC), e foi um pedido da colega Liceia.

Não há torcedor juventino que não seja também ou torcedor santista ou torcedor palmeirense ou torcedor santista e palmeirense. Se o indivíduo não for torcedor juventino, ou é apenas torcedor santista ou é apenas torcedor palmeirense. É sabido que em cada grupo descrito há 30 torcedores. O número total de torcedores relacionados neste relato é
(A) 150.
(B) 120.
(C) 90.
(D) 60.
(E) 30.

‘PH, tem certeza que é Teoria dos Conjuntos???’

Olha só, vou preparar um desenho para facilitar o entendimento, ok? Vale lembrar que a questão disse que ‘em cada grupo descrito há 30 torcedores’. Outra coisa: quando dizemos que ‘não há torcedor juventino que não seja também ou torcedor santista ou torcedor palmeirense ou torcedor santista e palmeirense’, é o mesmo que dizer que só teremos:
(1) torcedor juventino E santista OU
(2)  torcedor juventino E palmeirense OU
(3) torcedor juventino, santista E palmeirense

Ou seja:
Total = 30 + 30 + 30 + 30 + 30 = 150 

Ficou legal???

Resposta: letra A.

Beijo no papai e na mamãe,

PH

5 comments:

Anônimo disse...

Professor, vc é dez. Beijo no seu papai e na sua mamãe também!!!

Eduardo disse...

Professor, gosto muito do seu trabalho e do seu jeito de explicar! Que Deus continue sempre lhe dando força para continuar nessa sua nobre missão de ensinar por amor! Meus parabéns!

Raciocínio Lógico com o professor PH disse...

Olá, Anônimo e Eduardo!

Obrigado pelas palavras! Com certeza, continuarei postando questões aqui e tentando ajudar vocês!

Beijo no papai e na mamãe...

Anônimo disse...

Professor a matéria Raciocínio Lógico em minha vida de concurseiro se resume em antes e depois de suas aulas. Passei nesse concurso acertando 7 de 10 em raciocínio lógico. Pode parecer pouco mas antes das suas aulas no EVP meu máximo era 3 de 10 no chute...rsrs.. Aprendi a essência com suas explicações e sempre que tento resolver alguma questão dessa matéria lembro de suas aulas muito explicativas, sua ótima didática e ainda de seu cachorro de vez em quando dando uma latidinha e do seu armário branco..hhahahah.... PROFESSOR NOTA 1000 PRA VOCÊ!!!!

Anônimo disse...

Professor, estudei para o concurso do BB e fui aprovada em 23º só pegando explicações suas.
Valeu professor