Você já apareceu por aqui?

Thiago Pacífico para o INSS (2)


Olá, meu povo!

Mais uma questãozinha de Tabela-Verdade do prof. Thiago Pacífico!

Após o texto de apresentação (abaixo), o prof. Thiago Pacífico já me mandou uma série de questões para quem está se preparando para a prova do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), a ser aplicada no próximo final de semana. E todas elas serão publicadas aqui no ‘Beijo no Papai e na Mamãe’!

Dadas as proposições simples p e q, tais que p é verdadeira e q é falsa, considere as seguintes proposições compostas:
(1) p ^ q  ;  (2) ~p ®  q  ;  (3) ~(p v ~q)  ;  (4) ~(p « q)
Quantas dessas proposições compostas são verdadeiras?
(A) Nenhuma
(B) Apenas uma
(C) Apenas duas
(D) Apenas três
(E) Quatro

Com a montagem da figura abaixo, fica tranqüilo encontrarmos a resposta!
Resposta: letra C.

Beijo no papai e na mamãe,

PH

2 comments:

Anônimo disse...

Olá, Professor! Muito bom o blog.
Eu costumo ir bem em raciocínio lógico, acho uma matéria super interessante, mas me dou mal quando encontro símbolos como " (p ^ r) → (q v s)" não sei o que isso quer dizer, entende? Se estivesse expresso textualmente eu provavelmente conseguiria resolver, mas acabo tropeçando nessas representações algébricas... Tem como você explicar no blog como "ler" esse tipo de expressão matemática?

Muito obrigado!

Tibério

Anônimo disse...

Questão resolvida super direta. Adorei.
Consegui tirar uma dúvida que tava martelando minha cabeça.
Obrigada.
Alinia