Você já apareceu por aqui?

Agência Nacional das Águas (ANA) – Edital na praça!


Olá, meu povo!

Foi liberado ontem o edital para provimento de 45 (quarenta e cinco) vagas para o cargo
efetivo de Técnico Administrativo na Agência Nacional das Águas (ANA), cuja banca será o Cetro Concursos Públicos, Consultoria e Administração.

O conteúdo programático (o edital completo está aqui!) para a disciplina de Raciocínio Lógico será o seguinte:
Avaliação da habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas, e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações.

Ih PH, lá vem aquele conteúdo que diz tudo, mas não diz nada!

É isso mesmo, meu povo! Esse tipo de conteúdo é muito utilizado pela Fundação Carlos Chagas. Até falei sobre isso em um outro artigo:

Normalmente, até mesmo pela experiência em concursos públicos, a FCC elabora uma prova bem mais 'pesada' que o Cetro, que não tem muito costume de trabalhar com RL.

Assim, para quem é aluno do EuVouPassar, vocês encontrarão esse curso citado no artigo da FCC disponível na Livraria EVP. Temos também um curso do excepcional professor Thiago Pacífico, que ele gravou preparando os candidatos para o concurso do TRT de Pernambuco. Podem ver tranquilamente um dos cursos (ou os dois!) que vocês estarão no caminho certo!

E para quem quer conhecer um pouquinho o estilo da banca, recomendo dar uma olhada em algumas questões já comentadas aqui e no EVP. Seguem links:

Se alguém tiver mais dúvidas, é só mandar um e-mail, ok?

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Analista e Técnico Judiciário – TRT 11ª Região (5)


Olá, meu povo!

Foi realizada no começo do ano a prova de Técnico Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT/11) e já comentei algumas questões aqui no blog.

Uma colega do EuVouPassar nos pediu mais uma, tratando do assunto Porcentagem. Vamos ver...

Em uma sala com 200 pessoas, 90% são homens. Após alguns homens se retirarem, tendo permanecido todas as mulheres, elas passaram a representar 20% do grupo. A quantidade de homens que saíram da sala é igual a
(A) 20
 (B) 40
 (C) 80
 (D) 90
 (E) 100

Precisamos primeiro ver o que acontece quando temos 200 pessoas, sendo que 90% são homens. Fica assim:

Agora, saíram ‘x’ homens! O novo percentual das mulheres (sem ter saído nenhuma delas!) é de 20%. Ou seja:
P = 20.100/20
P =100 pessoas

Como descobrimos que temos 100 pessoas, sendo 20 mulheres, sobraram 80 homens. Como, no começo eram 180, a diferença é 180 – 80 = 100 homens.

Resposta: letra E

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Novidade do blog!


Olá, meu povo!

O artigo de hoje é para passar uma notícia em 1a mão: a parceria do 'Beijo no Papai e na Mamãe...' com o Superprovas.

O Superprovas é um programa de computador desenvolvido para as pessoas que estão estudando para concursos. Este software atua como uma poderosa ferramenta de estudo e de avaliação pois permite que você responda as questões diretamente no computador de uma maneira fácil e bem mais rápida do que responder no papel. Além disso o Superprovas serve como uma valiosa fonte de informação na medida em que disponibiliza uma inigualável quantidade de questões.

Vejam o vídeo abaixo que explico um pouquinho mais como será essa parceria, ok?


E, como ‘inauguração’, segue uma homenagem a um companheiro incasável na luta para ajudar candidatos a se prepararem bem para as provas de concurso, e que até pouco estava aqui em Porto Velho.

Vou dar uma dica: a questão foi da prova de Auditor Fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, realizada em 2006  pela Esaf.

Quer-se formar um grupo de dança com 9 bailarinas, de modo que 5 delas tenham menos que 23 anos, que uma delas tenha exatamente 23 anos, e que as demais tenham idade superior a 23 anos. Apresentaram-se, para a seleção, quinze candidatas, com idades de 15 a 29 anos, sendo a idade, em anos, de cada candidata, diferente das demais. O número de diferentes grupos de dança que podem ser selecionados a partir deste conjunto de candidatas é igual a:
(A) 120
(B) 1220
(C) 870
(D) 760
(E) 1120

Querem saber quem é? Vejam o vídeo:

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Uma questão difícil de engolir!!!


Olá, meu povo!

Recebi alguns pedidos (olá, Ana Cláudia, Dayane e amigos do face!) para comentar uma questão 'enjoada' que apareceu na prova de Analista Municipal da Prefeitura de Manaus, realizada esse ano pelo Instituto Cetro.

A prova em si é meio que um 'repeteco' de questões antigas da Esaf, mudando apenas a 'perfumaria'. E uma delas, em especial, só foi utilizada uma única vez (pelo menos que eu tenha visto...) e requer um certo 'trabalho lógico'! E, mesmo assim, não concordo com o gabarito apresentado!

Se Fábio pratica natação ou Guilherme joga futebol, Hugo não joga vôlei e Ivo não faz musculação. Dessa premissa é correto concluir que
(A) se Fábio pratica natação e Guilherme não joga futebol, Hugo joga vôlei ou Ivo não faz musculação.
(B) se Fábio pratica natação e Guilherme não joga futebol, Hugo joga vôlei ou Ivo faz musculação.
(C) se Fábio não pratica natação e Guilherme não joga futebol, Hugo joga vôlei ou Ivo não faz musculação.
(D) se Fábio pratica natação e Guilherme joga futebol, Hugo joga vôlei ou Ivo não faz musculação.
(E) se Fábio não pratica natação e Guilherme joga futebol, Hugo não joga vôlei ou Ivo não faz musculação.

A ideia aqui é, dada uma premissa (que assumiremos com verdade!), devemos descobrir qual das alternativas é uma conclusão também verdadeira!

E o ‘enjoo’, PH???

Se vocês não notaram, tanto a premissa dada pela questão quanto TODAS as alternativas são CONDICIONAIS, o que dificulta um pouco mais o nosso trabalho. Vale lembrar que, em uma condicional, há 3 possibilidades dela ser verdadeira e apenas 1 dela ser falsa.

Por isso, vamos atacar com a técnica ‘Faz mas não Faz’! É assim: como todas as alternativas são condicionais, fica muito mais fácil atribuirmos valor lógico falso (V -> F = F) a elas. Assim, caso a conclusão possa ser falsa e a nossa premissa é verdadeira, então a alternativa não será o gabarito da questão, ok?

Vejamos:
Premissa = ‘Se Fábio pratica natação ou Guilherme joga futebol, Hugo não joga vôlei e Ivo não faz musculação’ = (F v G) -> (~H ^ ~I)

(A) se Fábio pratica natação e Guilherme não joga futebol, Hugo joga vôlei ou Ivo não faz musculação. => (F ^~G) -> (H v ~I)
Testemos para ver se essa conclusão é falsa. Para isso,
(F ^~G) = V (ou seja, F = V e ~G = V, logo G = F)
(H v ~I)= F (ou seja, H = F e ~I = F, logo I = V)
Se encontrarmos, com base nos valores lógicos acima (logo, conclusão falsa), a premissa verdadeira é porque a alternativa está errada.
Assim:
(F v G) -> (~H ^ ~I) = (V v F) -> (V ^F) = V -> F = F
Conclusão FALSA => PREMISSA FALSA => INCONSISTÊNCIA!
Logo, a alternativa A é o gabarito da questão!
(B) se Fábio pratica natação e Guilherme não joga futebol, Hugo joga vôlei ou Ivo faz musculação. => (F ^ ~G) -> (H v I)
Vamos testar novamente!
(F ^~G) = V (ou seja, F = V e ~G = V, logo G = F)
(H v I)= F (ou seja, H = F e I = F)
Agora, veremos a premissa:
(F v G) -> (~H ^ ~I) = (V v F) -> (V ^ V) = V -> V = V
Conclusão FALSA => PREMISSA VERDADEIRA => ALTERNATIVA ERRADA!
(C) se Fábio não pratica natação e Guilherme não joga futebol, Hugo joga vôlei ou Ivo não faz musculação. => (~F ^ ~G) -> (H v ~I)
Testando!
(~F ^~G) = V (ou seja, ~F = V, logo F = F e ~G = V, logo G = F)
(H v ~I) = F (ou seja, H = F e ~I = F, logo I = V)
Agora, veremos a premissa:
(F v G) -> (~H ^ ~I) = (F v F) -> (F ^ V) = F -> F = V
Conclusão FALSA => PREMISSA VERDADEIRA => ALTERNATIVA ERRADA!
(D) se Fábio pratica natação e Guilherme joga futebol, Hugo joga vôlei ou Ivo não faz musculação. => (F ^ G) -> (H v ~I)
Vamos testar novamente!
 (F ^ G) = V (ou seja, F = V e G = V)
(H v ~I) = F (ou seja, H = F e ~I = F, logo I = V)
Premissa:
(F v G) -> (~H ^ ~I) = (V v V) -> (F ^ V) = V -> F = F
Conclusão FALSA => PREMISSA FALSA => INCONSISTÊNCIA!
Essa alternativa também poderia ser a alternativa correta!!!
(E) se Fábio não pratica natação e Guilherme joga futebol, Hugo não joga vôlei ou Ivo não faz musculação. => (~F ^ G) -> (~H v ~I)
Último teste!
(~F ^ G) = V (ou seja, ~F = V, logo F = F e G = V)
(~H v ~I) = F (ou seja, ~H = F, logo H = V e ~I = F, logo I = V)
Premissa:
(F v G) -> (~H ^ ~I) = (F v V) -> (F ^ F) = V -> F = F
Conclusão FALSA => PREMISSA FALSA => INCONSISTÊNCIA!
Essa alternativa também poderia ser a alternativa correta!!!

Assim, vimos que 3 alternativas poderiam ser gabarito da questão!!!

Outra maneira de resolver é utilizando a Tabela-Verdade. É um camanho mais 'doloroso', tendo em vista termos 4 proposições, gerando, assim, uma tabela de 16 linhas. Chamarei cada proposição pela 1ª letra do nome da pessoa, ok? Fica assim:


Agora, teremos que analisar cada uma das alternativas, sabendo que a premissa deve ser verdadeira! Assim, eliminem logo as linhas 1 a 3, 5 a 7 e 9 a 11, pois elas estão F, ok? Depois, vamos encontrar o valor lógico de cada uma das alternativas!



Notem que as alternativas A, D e E apresentam valores lógivos ‘V’ em TODAS as linhas que a premissa apontada na questão também tem valor lógico ‘V’! Na humilde opinião desse professor que vos escreve, a questão deveria ter sido anulada!

Resposta: letra A (NÃO confere com o gabarito)

Concordam, discordam??? Fiquem à vontade para comentar!!!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Auxiliar de Serviços Gerais - Prefeitura de Limoeiro/PE


Olá, meu povo!

Já falei inúmeras vezes, tanto aqui no blog, como em artigos e aulas no EuVouPassar, que as questões de sequências lógicas necessitam de um brilho a mais do nosso ‘Olho de Thundera’, pois, por mais que pareça repugnante tal ato, mas nós temos que entrar na cabeça do ‘Ser Mau’ e descobrir de onde ele tirou tal sequência.

Na questão de hoje, enviada pelo colega Fábio, foi retirada da prova de Auxiliar de Serviços Gerais da Prefeitura Municipal de Limoeiro/PE, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Humano e Tecnológico (iDHTec) em 2011.

Observe a sequência numérica
1,2, 2, 3, 3, 5, 4, 7, 5, 11, 6, 13, 7...
Qual a soma dos dois próximos números?
(A) 16
(B) 18
(C) 21
(D) 23
(E) 25

E aí, alguém se habilita??? Só um pequeno detalhe: a questão foi utilizada em uma prova de nível fundamental...

Bom, vou dar uma forcinha...
1,2, 2, 3, 3, 5, 4, 7, 5, 11, 6, 13, 7...

A sequência em azul ficou bem tranquila, não? O próximo número será 8!
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 => 8

Já a sequência em vermelho precisaria de um pouquinho mais de atenção. É a sequência de números PRIMOS!!! Logo, o próximo número primo é o 17!
2, 3, 5, 7, 11, 13, => 17

Assim:
Soma dos dois próximos números = 17 + 8 = 25

Resposta: letra E

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Assistente Técnico-Administrativo (ATA) – quem vai encarar???


Olá, meu povo!
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão publcou hoje autorização para o concurso de Assistente Técnico-Administrativo (ATA), do Ministério da Fazenda. Segue a Portaria:

GABINETE DA MINISTRA
PORTARIA Nº 207, DE 16 DE MAIO DE 2012
A MINISTRA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, no uso de suas atribuições e tendo em vista a delegação de competência prevista no art. 10 do Decreto nº 6.944, de 21 de agosto de 2009, resolve:
Art. 1º Autorizar a realização de concurso público e o provimento, a partir de outubro de 2012, de quatrocentos e sessenta e três cargos de Assistente Técnico-Administrativo do Plano Especial de Cargos do Ministério da Fazenda.
Art. 2º O provimento dos cargos a que se refere o art. 1º está condicionado:
I – à existência de vagas na data da nomeação;
II – à declaração do ordenador de despesa responsável, quando do provimento dos referidos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados; e
III – à substituição da totalidade dos trabalhadores terceirizados que executam atividades não previstas no Decreto nº 2.271, de 7 de julho de 1997, cujos nomes deverão constar de relação, a ser publicada previamente à nomeação dos candidatos aprovados, de acordo com o disposto no art. 1º da Portaria Interministerial MP/CGU nº 494, de 18 de dezembro de 2009, o que implicará o remanejamento de dotações orçamentárias de “Outras Despesas Correntes” para “Pessoal e Encargos Sociais”, no montante equivalente ao custo dos cargos providos, até que esta despesa esteja definitivamente incorporada aos limites orçamentários anuais de pessoal e encargos sociais do Ministério da Fazenda.
Art. 3º A responsabilidade pela realização do concurso público será do Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda, a quem caberá baixar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos, de acordo com as disposições do Decreto nº 6.944, de 2009.
Art. 4º O prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses contados da data de publicação desta Portaria.
Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
MIRIAM BELCHIOR

Da parte de Raciocínio Lógico, você terão um vasto material de estudo, com mais de 100 vídeo-aulas à disposição no EuVouPassar.

E aqui no blog, vocês encontrarão diversas questões da Esaf (banca que deverá realizar o certame), inclusive com os comentários da última prova, em 2009.

Quem quiser se familiarizar com o assunto, segue o conteúdo programático:
RACIOCÍNIO LÓGICO-QUANTITATIVO: 1. Estruturas lógicas. 2. Lógica de argumentação. 3. Diagramas lógicos. 4. Álgebra linear. 5. Probabilidades. 6. Combinações.

Segue o link para o Edital completo:

Boa sorte a todos!!!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Administrador Júnior - Petrobras


Olá, meu povo!

Matemática e Raciocínio Lógico andam lado a lado em provas de concursos públicos. Muitas vezes, no mesmo conteúdo programático, aparecem ambos os assuntos.

Por isso, vale a pena comentarmos questões também de matemática aqui no 'Beijo...', não é mesmo?

Vamos ver uma questão da prova de Administrador Júnior da Petrobrás, realizada pela Fundação Cesgranrio em janeiro de 2012.

João e José resolveram apostar ao jogar “par ou ímpar”. Na primeira aposta, João perdeu R$ 0,50, na segunda, perdeu R$ 1,00. Ele seguiu dobrando suas apostas, mas perdeu todas, até totalizar R$ 63,50. Quantos reais João perdeu na última aposta?
(A) 7,00
(B) 8,00
(C) 16,00
(D) 24,00
(E) 32,00

Questãozinha de Progressão, mais especificamente de Progressão Geométrica (PG). Como sabemos? Na hora que a questão fala em ‘seguiu dobrando suas apostas’ é porque a razão (q) será 2, ok? Temos também:
a1 = 0,5
a2 = 1
Sn= 63,50

Precisamos conhecer a seguinte fórmula:

Assim,
63,5 = 0,5 . (2n – 1) / (2-1)
63,5 = 0,5 . (2n – 1)
2n – 1 = 63,5/0,5
2n – 1 = 127
2n = 128
n = 7

Calculando o 7º termo (ou a última aposta), temos:
a7 = a1 . q(n – 1)
a7 = 0,5 . 2(7 – 1)
a7 = 0,5 . 26
a7 = 0,5 . 64 = 32

Resposta: letra E (confere com o gabarito)


Obs.: vocês podem facilitar o cálculo tirando o 0,5 da conta. Assim, a1 = 1 e Sn = 63. Fica mais fácil...

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Técnico Judiciário - TRF 2ª Região


Olá, meu povo!

Foi realizada agora no mês de março a prova de Técnico Judiciário (Área Administrativa) do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, onde apareciam questões tanto de Matemática como de Raciocínio Lógico. A prova foi realizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

Os colegas Pedro, Stenberg e Aline prontamente nos mandaram a prova, solicitando alguns comentários. Como, infelizmente, não dá para comentar todas as questões (até mesmo porque todo meundo sempre pede questões! :-D), vou escolher uma bem legal para comentar aqui.

Suponha que, no dia 15 de janeiro de 2011, um sábado, Raul recebeu o seguinte e-mail de um amigo:
"Este é um mês especial, pois tem 5 sábados, 5 domingos e 5 segundas-feiras e isso só ocorrerá novamente daqui a 823 anos. Repasse esta mensagem para mais 10 pessoas e, dentro de alguns dias, você receberá uma boa notícia."
Tendo em vista que é aficionado em Matemática, Raul não repassou tal mensagem pois, após alguns cálculos, constatou que a afirmação feita na mensagem era falsa. Assim sendo, lembrando que anos bissextos são números múltiplos de 4, Raul pode concluir corretamente que o próximo ano em que a ocorrência de 5 sábados, 5 domingos e 5 segundas-feiras acontecerá no mês de janeiro será:
(A) 2017.
(B) 2018.
(C) 2020.
(D) 2021.
(E) 2022.

Questãozinha de data que há um bom tempo não aparecia na prova da FCC. Com alguns comentários, vamos relembrar o assunto:
1. a questão aponta para o dia 15 de janeiro um sábado! O que isso quer dizer? Que o 1º dia do ano também foi um sábado! Querem ver?
2. A questão fala em anos bissextos! Como sabemos que um ano é bissexto? Quando ele é divisível por 4. Assim, 2011 não é bissexto, porém 2012 é!
3. agora, a grande dica que facilitará e muito a resolução. Façam o seguinte: vão no calendário do Windows e procurem ver que dia da semana foi 31 de dezembro. Caiu exatamente num sábado. Ou seja:
EM UM ANO NÃO BISSEXTO, O 1º E O ÚLTIMO DIA DO ANO CAEM NO MESMO DIA DA SEMANA!

Para finalizar o entendimento, a questão pede 'o próximo ano em que a ocorrência de 5 sábados, 5 domingos e 5 segundas-feiras acontecerá no mês de janeiro'. Traduzindo: como janeiro de 2011 teve 5 sábados, 5 domingos e 5 segundas-feiras e nós descobrimos que esse ano começou num sábado, a questão realmente pede QUAL O PRÓXIMO ANO QUE COMEÇOU EM UM SÁBADO!

É só seguir a dica:
01/01/2011 – sábado
31/12/2011 – sábado (mesmo dia do 01/01)
01/01/2012 – domingo
31/12/2012 – segunda (aumenta um dia, pois o ano é bissexto)
01/01/2013 – terça
31/12/2013 – terça (mesmo dia do 01/01)
01/01/2014 – quarta
31/12/2014 – quarta (mesmo dia do 01/01)
01/01/2015 – quinta
31/12/2015 – quinta (mesmo dia do 01/01)
01/01/2016 – sexta
31/12/2016 – sábado (aumenta um dia, pois o ano é bissexto)
01/01/2017 – domingo
31/12/2017 – domingo (mesmo dia do 01/01)
01/01/2018 – segunda
31/12/2018 – segunda (mesmo dia do 01/01)
01/01/2019 – terça
31/12/2019 – terça (mesmo dia do 01/01)
01/01/2020 – quarta
31/12/2020 – quinta (aumenta um dia, pois o ano é bissexto)
01/01/2021 – sexta
31/12/2021 – sexta (mesmo dia do 01/01)
01/01/2022 – SÁBADO

Resposta: letra E.

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Auditor-Fiscal Tributário Municipal – Prefeitura de São Paulo


Olá, meu povo!

Em março, foi realizado o concurso para Auditor-Fiscal Tributário Municipal da Prefeitura de São Paulo, cuja banca foi a Fundação Carlos Chagas (FCC) e, por serem bastante razoáveis, a disciplina de Raciocínio Lógico foi cobrada com 7 questões. O colega Marcelo nos mandou a prova e pediu algum comentário.

Para variar, a FCC jogou pesado com questões lógicas, não exigindo tanto dos conceitos de Matemátia ou de Raciocínio Lógico propriamente dito. Resumindo: botou o povo pra pensar!!!

E o ‘Beijo no Papai e na Mamãe’ gosta muuuuuuuuuuuuito de pensar. E de ajudar vocês a pensarem também. Por isso, escolhi uma questão para comentar aqui para vocês. Fica a dica de tentar resolver antes de olhar o comentário, ok?

Considere a sequência de figuras, que representam caixas idênticas, exceto pela cor, empilhadas segundo uma determinada lógica.

A 101ª figura dessa sequência possui n caixas a mais do que a 99ª figura. O valor de n é igual a
(A) 20605.
(B) 20404.
(C) 20201.
(D) 20002.
(E) 19801.

E aí, conseguiram? A ideia que vocês precisam ter quando aparecem figuras e tabelas é ENTENDER O QUE ESTÁ ACONTECENDO!

Como assim, PH? Olha só, a figura acima está crescendo de que maneira? A cada nova figura, a base aumenta e a figura anterior está sobre essa base! Vejamos:

E como é que essa base é formada?
2ª figura => 4 caixas
3ª figura => 9 caixas
4ª figura => 16 caixas
Conclusão => a quantidade de caixas na base é igual à posição da figura ao quadrado!!!

Como a questão pede a diferença de caixas entre a 101ª figura e a 99ª figura, podemos concluir que:
(1) a 100ª figura terá como base 10.000 caixas (100 ao quadrado)
(2) a 101ª figura terá como base 10.201 caixas (101 ao quadrado)

Somando:
Total = 10000 + 10201 = 20201 caixas

Resposta: letra C.

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Auxiliar em Administração – IFCE


Olá, meu povo!

Os colegas Evanderson e Jamile participaram do concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológia do Ceará (IFCE) para o cargo de Auxiliar em Administração e pediram o comentário de algumas questões da prova.

Dei uma olhada e escolhi uma bem legalzinha para postar aqui no blog. Vamos ver!

Cinco números de três dígitos tiveram seus algarismos trocados por símbolos, de tal forma que algarismos iguais foram substituídos por símbolos iguais. O resultado da substituição aparece no quadro abaixo.

Se quatro desses números são 125, 358, 437 e 717, que não aparecem necessariamente nessa ordem, o outro número é:
(A) 245.
(B) 324.
(C) 438.
(D) 592.
(E) 818.

Questão tipicamente lógica! Vamos ‘conjecturar’:
(1) dois números terminam com 7 (437 e 717) e somente 2 figuras terminam com o mesmo símbolo: a seta para cima. Então, seta para cima = 7.
(2) descobrindo isso, conseguimos enxergar que a 1ª figura, que traz 2 setas para cima é o 717. Logo, 3 linhas paralelas = 1.
(3) como 3 linhas paralelas = 1 e temos o número 125, olhamos para a 2ª figura e descobrimos que o círculo = 2 e o sinal de + = 5.
(4) como o 717 é a 1ª figura, o 437 será a 4ª (lembrem-se da seta para cima!). Logo, o qudrado = 4 e o símbolo x = 3.
(5) sobrou o 358, que será a 5ª figura, já que aparecem o símbolo x e o sinal de +. Concluimos que o triângulo = 8.

Arrumando a figura, temos:

A única figura que não tinha sido preenchida foi a 3ª. E encontramos o número 324.

Resposta: letra B.

Beijo no papai e na mamãe,

PH
ph@euvoupassar.com.br