Você já apareceu por aqui?

[02/05/2022] Quem Manda é Você 2022 #13 – Estruturas Lógicas

Sim, segunda-feira também podemos ter QMEV. Como faz tempo que não aparecia aqui no ‘Beijo...’ nem no meu canal do Youtube, tava ‘devendo’ um monte de questões para comentar.

Vamos comentar mais uma de alunos do Gran Cursos:

Bom dia, professor,

Estou fazendo seu curso de RLM para a Receita Federal no Gran e fiquei com uma dúvida.

Na aula 25, mais especificamente no slide disponibilizado da aula, ficou uma questão de fora, mas eu resolvi fazê-la e não encontrei um gabarito correto.

Na minha resolução, parti da premissa "Renata não é ruiva", como verdadeira e consegui achar o valor lógico das outras, mas não achei uma opção correta nas alternativas.

O senhor poderia me explicar essa questão, se fiz errado ou se realmente não há gabarito correto? No slide marca a letra "a" como gabarito.

Obrigada.

 

A questão envolve entendimentos de Estruturas Lógicas, que eu chamo de “Tipo 3”, sendo que:

- “Tipo 1”: mais comum, quando temos, dentre as premissas, uma conjunção e/ou uma proposição simples;

- “Tipo 2”: quando tenho APENAS disjunções exclusivas.

Quando não for um desses 2 tipos, temos o “Tipo 3”, que é o caso da questão que a aluna enviou.

Esse “Tipo 3” nem é mais tão comum. As bancas trabalham bem mais com a "Tipo 1" (clique aqui para ver um tipo dessa questão).

Bem, a questão é de 2006, aplicada pela ‘finada’ Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf), na prova de Analista de Finanças e Controle (AFC) da Controladoria Geral da União (CGU):

Márcia não é magra ou Renata é ruiva. Beatriz é bailarina ou Renata não é ruiva. Renata não é ruiva ou Beatriz não é bailarina. Se Beatriz não é bailarina então Márcia é magra. Assim,

(A) Márcia não é magra, Renata não é ruiva, Beatriz é bailarina.

(B) Márcia é magra, Renata não é ruiva, Beatriz é bailarina.

(C) Márcia é magra, Renata não é ruiva, Beatriz não é bailarina.

(D) Márcia não é magra, Renata é ruiva, Beatriz é bailarina.

(E) Márcia não é magra, Renata é ruiva, Beatriz não é bailarina. 

 

Vídeo já disponível no meu canal do Youtube e aqui para vocês: 


E, para quem quiser participar, pode mandar um e-mail com sua dúvida ou questão, ok?

--------------------------------

PH
beijonopapaienamamae@gmail.com
Instagram: @professorpauloh
Youtube: www.youtube.com.br/paulohmq
Twitter: Paulo PH Henrique


0 comments: