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Prova SEMED 2019 comentada (parte 02/02)


Vamos continuar com o comentário da prova da Prefeitura Municipal de Porto Velho/RO (Semed 2019) aplicada no último fim de semana pela Ibade. Faltam as 5 últimas questões.

16. Maria têm três filhas: Ana, Bia e Carla. As filhas visitam a mãe da seguinte maneira:
Ana visita a mãe a cada 20 dias;
Bia visita a mãe a cada 24 dias;
Carla visita a mãe a cada 18 dias;
Sabendo que hoje as três estavam na casa da mãe, as três filhas estarão juntas novamente daqui a:
(A) 240 dias.
(B) 280 dias.
(C) 340 dias.
(D) 360 dias.
(E) 405 dias.
Questão envolvendo Mínimo Múltiplo Comum (MMC). Tem uma aulinha que vocês podem assistir para relembrar (clica aqui). Vamos montar o raciocínio:
Ana visita a mãe a cada 20 dias => 20, 40,60 ...
Bia visita a mãe a cada 24 dias => 24, 48, 72, ...
Carla visita a mãe a cada 18 dias => 18, 36, 54, ...
(ou seja, estamos com os MÚLTIPLOS de cada um dos dias)
Agora, pensemos assim: precisamos encontrar o menor número (MÍNIMO) que seja COMUM aos três e que esteja na lista dos MÚLTIPLOS acima.
Faremos o MMC (20, 24, 18):

Assim, as três filhas estarão juntas novamente daqui a 360 dias.

Gabarito: letra D.

17. No colégio Alfa, as merendeiras utilizam 400 gramas de chocolate em pó para fazer um bolo. Sabendo que são necessários 8 bolos para alimentar todos os alunos do colégio, a quantidade de gramas de chocolate a ser utilizada será:
(A) 3200.
(B) 2800.
(C) 3000.
(D) 2200.
(E) 3100.
Questão bem tranquila que pode ser resolvida por proporção ou regra de três. Façamos assim:
1 . x = 8 . 400
x = 3200g

Gabarito: letra A.

18. Observe o gráfico abaixo.
O gráfico em destaque mostra o avanço da população em Porto Velho desde o último censo. O crescimento percentual dessa população, registrado em 2016 em relação a 2010 é, aproximadamente, de:
(A) 17,4%.
(B) 18,5%.
(C) 19,5%.
(D) 21%.
(E) 21,5%.
Falamos sobre isso na aula de Aumentos e Descontos Sucessivos (vídeo da questão 15 da parte 01). Para sabermos o crescimento percentual, basta:
1. dividir a população de 2016 (= 511.748) pela população de 2010 (= 428.527)
= 511748/428527 = 1,1942
2. do resultado, subtrai de 1 e multiplica por 100%
= 1,1942 - 1 = 0,1942
= 0,1942 x 100% = 19,42% (ou aproximadamente 19,5%)

Gabarito: letra C.

19. A tabela abaixo mostra o nível de instrução registrados no censo 2010, com indivíduos acima de 10 anos de idade.
A diferença entre as pessoas sem instrução e fundamental incompleto e as pessoas que disseram ter ensino médio completo e superior incompleto é:
(A) 51907.
(B) 52807.
(C) 62807.
(D) 62907.
(E) 63907.
Pelos valores:
pessoas sem instrução e fundamental incompleto = 162564
pessoas que disseram ter ensino médio completo e superior incompleto = 99657
Diferença = 162564 - 99657 = 62907

Gabarito: letra D.

20. No colégio Alfa foram servidas na última sexta-feira 350 refeições no turno da manhã. Sabendo que nesse turno estão matriculados 400 alunos, o percentual de alunos que não recebeu a refeição foi de:
(A) 12,5%.
(B) 15%.
(C) 20%.
(D) 10%.
(E) 12%.
O percentual de um número em relação a outro é bem tranquilo:
1. divide o número menor pelo maior
= 350/400 = 0,875
2. multiplica por 100%
= 0,875 x 100% = 87,5%
Ou seja, 87,5% dos alunos receberam a refeição. Como a questão pede o percentual de alunos que não recebeu a refeição, diminuiremos de 100%:
% = 100 - 87,5 = 12,5%

Gabarito: letra A.

É isso, meu povo! Prova dentro do conteúdo programático, algumas questões muito rápidas e fáceis de resolver, poucas necessitando de um “algo a mais”.
Ainda teremos a prova de nível superior, mas isso fica para a próxima semana, ok?

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