Você já apareceu por aqui?

Questão 07/2019 – Proposições e suas Tabelas-Verdade


Olá, meu povo!

Um dos assuntos mais trabalhados nas provas de Raciocínio Lógico é a parte da Lógica Proposicional. Proposições, conectivos, tabela-verdade, equivalência e negação de proposições compostas, são questões certas nas provas.

E não foi diferente na prova do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), realizada em março pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Primeiro, o conteúdo programático da prova:
RACIOCÍNIO LÓGICO:
1. Lógica proposicional, operações lógicas sobre proposições e tabelas verdade. 2. Argumentação lógica. 3. Raciocínio sequencial. 4. Raciocínio lógico quantitativo. 5. Raciocínio lógico analítico. 6. Diagramas lógicos. 7. Conjuntos, Análise combinatória e Probabilidade.

Sabendo disso, é fundamental a aprendizagem da tabela-verdade dos conectivos! Não tem para onde correr, você precisa guardar no cocuruto cada uma delas.

E a questão de hoje, pedida pelo colega Igor, que fez a prova de Engenheiro Florestal do IDAM, traduz bem o que acabei de colocar:
O conectivo condicional (-> se ... então) e o bicondicional (<-> se e somente se) diferenciam-se em suas tabelas verdades por uma linha. Assinale a linha que as diferencia.
(A) V -> V = V contra V <-> V = V
(B) F -> V = V contra F <-> V = F
(C) V -> F = F contra V <-> F = V
(D) F -> F = F contra F <-> F = V

Um olhar na tabela-verdade de cada conectivo vai matar a charada!

Morreu, Maria Preá, meu povo! A 3ª linha da tabela-verdade revela a diferença entre os conectivos. E está aí a resposta da nossa questão.

Gabarito: letra B.

Até a próxima!

----------------------------------------------------------------------------------
Beijo no papai e na mamãe,

PH
beijonopapaienamamae@gmail.com
monitordopapaiedamamae@gmail.com
Fan Page Facebook: Beijo no papai e na mamãe
Instagram: @professorpauloh
Youtube: www.youtube.com.br/paulohmq
Twitter: Paulo PH Henrique ou @paulohmq


0 comments: