Você já apareceu por aqui?

Agente Legislativo ALEPE – FCC 2014


Olá, meu povo!

Comentei ontem no EuVouPassar algumas questões da prova de Agente Legislativo (nível médio) do concurso da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE), realizado no último final de semana pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

Quem ainda não viu, pode acessar aqui:
http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=eF3PJ8r-YpEEY79npyH8V6N1iBLOP9ZWTb6_g1DAWNs~

Bom, fiquei devendo 2 questões. Vamos começar a pagar minha promessa!

Um grupo de 100 pessoas é composto de homens e mulheres, casados (homem com mulher, ambos presentes) ou solteiros, e cada pessoa tem um ou nenhum celular. A respeito das 100 pessoas desse grupo, sabe-se que 40 não têm celular, 60 são homens, 30 pessoas casadas têm celular e 15 mulheres solteiras têm celular. Nesse grupo, o número de homens solteiros que tem um celular é igual a
(A) 10.
(B) 25.
(C) 20.
(D) 5.
(E) 15.

Montar uma tabelinha pode facilitar (e muito) a resolução da questão. Normalmente, questões desse tipo trazem apenas 2 grupos! Como a FCC é 'valente', ela inovou com 3: homens e mulheres casados e solteiros, e tem ou não tem celular. Montei uma tabela assim:

Agora, vamos colocar os valores que a questão deu:

Podemos tirar algumas conclusões, não?
1. se, num grupo de 100 pessoas temos 60 homens, então 40 são mulheres;
2. se, num grupo de 100 pessoas temos 40 que não têm celular, então 60 têm;
3. sabendo que 60 pessoas têm celular, que 15 mulheres solteiras têm celular, e que 30 pessoas casadas têm celular, concluímos que 15 homens solteiros têm celular.

Resposta: letra E.

------------------------------
Beijo no papai e na mamãe,

PH
ph@euvoupassar.com.br

O 'Beijo no Papai e na Mamãe...' no Facebook:

Vem aí, aguardem!

Analista Legislativo ALEPE – FCC 2014


Olá, meu povo!

Fiquei devendo o comentário de uma questão da prova de Analista Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE), realizada agora em abril pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

Para quem ainda não viu as outras questões, seguem os links dos meus artigos no EuVouPassar:

A questão de hoje trabalha com Operações com Conjuntos, assunto sempre recorrente e, de uns tempos pra cá, tem trazido umas abordagens mais, digamos, interessantes.

49. Em um grupo de 90 funcionários de uma repartição pública sabe-se que:
12 têm conhecimentos jurídicos, contábeis e de informática;
56 têm conhecimentos de informática;
49 têm conhecimentos contábeis.
Além disso, todos que têm conhecimentos jurídicos também conhecem informática, e 8 funcionários não têm conhecimento jurídico, nem de informática e nem contábil.
Nas condições dadas, o número de funcionários que têm conhecimentos de informática e de contabilidade (simultaneamente), mas que não têm conhecimentos jurídicos, é igual a
(A) 26.
(B) 25.
(C) 18.
(D) 11.
(E) 7.

Teremos 3 conjuntos: conhecimentos jurídicos, contábeis e de informática. A 1a informação já traz a intersecção dos 3. Temos também o valor que ficará 'fora' dos conjuntos: 8 (8 funcionários não têm conhecimento jurídico, nem de informática e nem contábil). Depois disso, acabou a moleza!

Uma dedução lógica para dar um 'empurraozinho':
todos que têm conhecimentos jurídicos também conhecem informática => isso significa dizer que não teremos valores em SOMENTE conhecimentos jurídicos, nem na intersecção entre conhecimentos jurídicos e contábeis.

Agora, vamos trabalhar com os valores:
56 têm conhecimentos de informática => a + b + c + 12 = 56
=> a + b + c = 44 (i)
49 têm conhecimentos contábeis => c + d + 12 = 49
=> c + d = 37 (ii)
um grupo de 90 funcionários => a + b + c + d + 12 + 8 = 90
=> a + b + c + d = 70 (iii)

Juntando (i) e (iii):
a + b + c + d = 70
a + b + c = 44
=> 44 + d = 70
=> d = 70 – 44 = 26

Com esse resultado, vamos substituir em (ii):
c + d = 37
=> c + 26 = 37
=> c = 37 – 26 = 11

Resposta: letra D.

------------------------------
Beijo no papai e na mamãe,

PH
ph@euvoupassar.com.br

O 'Beijo no Papai e na Mamãe...' no Facebook:

Vem aí, aguardem!

Semana Nobre Solaris

Olá, meu povo de Campina Grande!

Quarta-feira dia 16 de abril, estarei ministrando aula inaugural de Raciocínio Lógico  na Solaris Concursos. A aula terá como base a banca IBFC, que realizará o concurso da Polícia Militar do Estado da Paraíba.


É a grande novidade desse concurso! Pelas minhas 'fontes', o conteúdo será:
Raciocínio Lógico e Matemático 
Resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens, sequências (com números, com figuras, de palavras). Raciocínio lógico‐matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos.

Trabalharei somente com questões da banca, passando todos os macetes para resolverem outras questões!

VAGA LIMITADAS!

Ah, e é apenas o ínicio! Aguardem!

Beijo no papai e na mamãe...

TRF 3ª Região – FCC 2014


Olá, meu povo!

O colega Fagner (“Quem dera ser um peixe...”) me mandou uma questaozinha legal sobre Teoria dos Conjuntos que vale a pena um comentário aqui no blog.

A questão foi cobrada na prova de Técnico Judiciário - Área Apoio Especializado (Especialidade: Contabilidade) do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF 3ª), prova de 2014 realizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

Vale aqui um pequeno alerta: algumas bancas deixaram de cobrar questões com conjuntos apenas apresentando valores, onde é só distribui-los nos conjuntos que tudo fica lindo e maravilhoso. A ideia é, COMO SEMPRE, colocar o candidato para raciocinar!

Em uma construtora, há pelo menos um eletricista que também é marceneiro e há pelo menos um eletricista que também é pedreiro. Nessa construtora, qualquer eletricista é também marceneiro ou pedreiro, mas não ambos. Ao todo são 9 eletricistas na empresa e, dentre esses, são em maior número aqueles eletricistas que são também marceneiros. Há outros 24 funcionários que não são eletricistas. Desses, 15 são marceneiros e 13 são pedreiros. Nessa situação, o maior número de funcionários que podem atuar como marceneiros é igual a
(A) 33.
(B) 19.
(C) 24.
(D) 15.
(E) 23.

Olho de Tandera ligado, meu povo!

há pelo menos um eletricista que também é marceneiro e há pelo menos um eletricista que também é pedreiro … qualquer eletricista é também marceneiro ou pedreiro, mas não ambos => duas situações não existirão nos nossos conjuntos: o cara que é somente eletricista, e o cara que é os três ao mesmo tempo!

Ao todo são 9 eletricistas na empresa e, dentre esses, são em maior número aqueles eletricistas que são também marceneiros => como não temos somente eletricistas, chamaremos de 'a' os eletricistas/marceneiros e 'b' os eletricistas/pedreiros.

Há outros 24 funcionários que não são eletricistas. Desses, 15 são marceneiros e 13 são pedreiros. => se somarmos 15 e 13, encontramos 28. como são apenas 24 funcionários, concluímos que 4 (28 – 24) são marceneiros e pedreiros ao mesmo tempo.


Como a questão pede o maior número de funcionários que podem atuar como marceneiros, já temos 15 no nosso conjunto, falta apenas saber o valor de 'a'! Aqui é que o Olho entra!

Já podemos dizer que temos 15 marceneiros, ok? Falta deduzirmos o valor de 'a'. Juntem essas informações:
há pelo menos um eletricista que também é marceneiro e há pelo menos um eletricista que também é pedreiro
E
são 9 eletricistas na empresa e, dentre esses, são em maior número aqueles eletricistas que são também marceneiros

Assim, devemos ter pelo menos 1 eletricista e pedreiro ('b'), podendo os outros 8 eletricistas e marceneiros ('a'). Então:
Máximo = 15 + 8 = 23

Resposta: letra E.

------------------------------
Beijo no papai e na mamãe,

PH
ph@euvoupassar.com.br

O 'Beijo no Papai e na Mamãe...' no Facebook:

Vem aí, aguardem!

HC-UFTM - Iades 2013 (EBSERH)


Olá, meu povo!

A questão de hoje trata da parte de porcentagem, assunto muito cobrado nas provas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). 

Para quem não sabe, a EBSERH, empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, é a responsável pela gestão dos hospitais vinculados às universidades federais e está lançando uma série de concursos, como dos hospitais vinculados à Universidade Federal da Bahia, do Hospital Universitário da Universidade Federal de Pernambuco e do Hospital Universitário Walter Cantídio e Maternidade Escola Assis Chateaubriand, ambos da Universidade Federal do Ceará.

Bancas como Iades (a banca dessa questão), IBFC, ESPP e AOCP são as principais bancas que estão realizando esses concursos, e, normalmente, vêm pedindo questões com porcentagens.

A pedido da colega Symone, vou comentar a questão da prova de Técnico em Enfermagem do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), prova esta de 2013.

Em uma coleção de selos, a quantidade de selos estrangeiros representa 72% da quantidade de selos nacionais. Se a coleção tem menos que 80 selos, o número de selos estrangeiros é igual a
(A) 12.
(B) 18.
(C) 24.
(D) 30.
(E) 36.

Bem, a questão nos colocou 2 coisas:
1. selos estrangeiros representa 72% da quantidade de selos nacionais
=> SE = 72% . SN => SE = 72/100 . SN
2. a coleção tem menos que 80 selos
=> SE + SN = menos de 80

Brincando com essas 2 equações, temos:
SE + SN = menos de 80 (como SE = 72/100 . SN)
=> 72SN/100 + SN = menos de 80
=> 72SN/100 + 100SN/100 = menos de 80
=> 172SN/100 = menos de 80
=> SN = 100/172 . (menos de 80)
=> SN = 25/43 . (menos de 80)

Agora, o cocuruto: para que a gente encontre o valor de SN (selos nacionais), devemos ter um total de selos sendo divisor de 43, correto? Só assim, teremos SN um número inteiro!

Daí, a coleção terá 43 selos (já que o próximo número que pode ser dividido por 43 é o 86, mas a questão diz que devemos ter MENOS de 80 selos, ok?)
=> Total de selos = 43
=> SN = 25/43 . 43
=> SN = 25 selos

Substituindo SN:
=> SE + SN = 43
=> SE + 25 = 43
=> SE = 18

Resposta: letra B.

------------------------------
Beijo no papai e na mamãe,

PH
ph@euvoupassar.com.br

O 'Beijo no Papai e na Mamãe...' no Facebook:

Vem aí, aguardem!

Prefeitura Municipal de Guarapari/ES - Consulplan 2009


Olá, meu povo!

Voltando as postagens do “Quem Manda é Você”...

Hoje, a colega Soraya me pediu para comentar uma questão da prova de Técnico de Gestão Municipal TGM I da Prefeitura Municipal de Guarapari/ES, realizada em 2009 pela Consulplan.

Aproveitando o ensejo, alguns alunos me pediram uma opinião sobre a banca. Sou sincero: deixa a desejar! Não acho uma banca que (tradicionalmente) puxa demais nas questões, tem um estilo parecido (pelo menos em RL) com a FGV, com questões bem tranquilas.

O que me deixou mais encucado com relação à banca foi com uma questão que vi na prova de Professor da Prefeitura do Município de Cantagalo/RJ, em 2013:

A sequência a seguir é formada por 10 números:
5, 10, 2, 8, 9, 4, 6, ____, ____, ____.
Os 3 últimos números dessa sequência são, respectivamente,
A) 1, 3 e 7.
B) 1, 7 e 3.
C) 3, 1 e 7.
D) 7, 1 e 3.
E) 7, 3 e 1.

Questão de sequências que tem como regra de formação a ordem alfabética dos números por extenso:
5 => Cinco
10 => DEz
2 => DOis
8 => Oito
9 => Nove
4 => Quatro
6 => SEis

Assim, pelos números que estão faltando (1, 3 e 7), a ordem seria:
7 => SEte
3 => Três
1 => Um
Resposta: letra E.

Se ninguém estranhou, eu digo: a letra O (do 8) está antes do N (do 9). Questão para sera anulada, não é?

Vejam o que a banca escreveu como INDEFERIMENTO do recurso:
Recurso Improcedente: Ratifica-se a opção divulgada no gabarito preliminar.
A sequência representa os números de 1 a 10 ordenados em ordem alfabética:
Cinco, dez, dois, oito, nove, quatro, seis, sete, três, um.
Fonte: Série provas e concursos, Raciocínio Lógico para Concursos 4° edição, Fabrício Mariano

Pobre do prof. Fabrício Mariano! Vou pedir a ele onde encontro essa 'regra' no livro dele...

E assim eu termino meu pensamento sobre a banca...

Voltando à questão para comentar:

Uma pessoa tem R$425,00 na carteira em notas de R$5,00, R$10,00, R$20,00 e R$50,00. Dessas notas, 25% são de R$50,00, três notas são de R$5,00 e o número de notas de R$10,00 é igual ao dobro do número de notas de R$20,00, que juntas totalizam 60% do número total das notas. Quantas notas existem nessa carteira?
A) 20
B) 16
C) 18
D) 24
E) 22

Separando as informações:
R$ 50,00 => 25%
R$ 5,00 => 3
R$ 10,00 + R$ 20,00 => 60%

Essas são as únicas notas. Ou seja, se todas juntas devem dar 100%, tirando as de R$ 50,00 (25%) e as juntas de R$ 10,00 e R$ 20,00 (60%), sobra 15%, que são as 3 de R$ 5,00.

Assim:
15 % --------> 3 (de R$ 5,00)
100% -------> x
=> x = 100 . 3 / 15
=> x = 20 notas

Só por desencargo:
R$ 50,00 => 25% = 5 notas = R$ 250,00
R$ 5,00 => 3 = R$ 15,00
R$ 10,00 + R$ 20,00 => 60% = 12 notas (são 8 de R$ 10,00 e 4 de R$ 20,00) = R$ 160,00
Se somarmos, chegamos aos R$ 425,00 da questão!

Resposta: letra A.

------------------------------
Beijo no papai e na mamãe,

PH
ph@euvoupassar.com.br

O 'Beijo no Papai e na Mamãe...' no Facebook:

Vem aí, aguardem!