Você já apareceu por aqui?

TRF 3ª Região – FCC 2014


Olá, meu povo!

O colega Fagner (“Quem dera ser um peixe...”) me mandou uma questaozinha legal sobre Teoria dos Conjuntos que vale a pena um comentário aqui no blog.

A questão foi cobrada na prova de Técnico Judiciário - Área Apoio Especializado (Especialidade: Contabilidade) do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF 3ª), prova de 2014 realizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

Vale aqui um pequeno alerta: algumas bancas deixaram de cobrar questões com conjuntos apenas apresentando valores, onde é só distribui-los nos conjuntos que tudo fica lindo e maravilhoso. A ideia é, COMO SEMPRE, colocar o candidato para raciocinar!

Em uma construtora, há pelo menos um eletricista que também é marceneiro e há pelo menos um eletricista que também é pedreiro. Nessa construtora, qualquer eletricista é também marceneiro ou pedreiro, mas não ambos. Ao todo são 9 eletricistas na empresa e, dentre esses, são em maior número aqueles eletricistas que são também marceneiros. Há outros 24 funcionários que não são eletricistas. Desses, 15 são marceneiros e 13 são pedreiros. Nessa situação, o maior número de funcionários que podem atuar como marceneiros é igual a
(A) 33.
(B) 19.
(C) 24.
(D) 15.
(E) 23.

Olho de Tandera ligado, meu povo!

há pelo menos um eletricista que também é marceneiro e há pelo menos um eletricista que também é pedreiro … qualquer eletricista é também marceneiro ou pedreiro, mas não ambos => duas situações não existirão nos nossos conjuntos: o cara que é somente eletricista, e o cara que é os três ao mesmo tempo!

Ao todo são 9 eletricistas na empresa e, dentre esses, são em maior número aqueles eletricistas que são também marceneiros => como não temos somente eletricistas, chamaremos de 'a' os eletricistas/marceneiros e 'b' os eletricistas/pedreiros.

Há outros 24 funcionários que não são eletricistas. Desses, 15 são marceneiros e 13 são pedreiros. => se somarmos 15 e 13, encontramos 28. como são apenas 24 funcionários, concluímos que 4 (28 – 24) são marceneiros e pedreiros ao mesmo tempo.


Como a questão pede o maior número de funcionários que podem atuar como marceneiros, já temos 15 no nosso conjunto, falta apenas saber o valor de 'a'! Aqui é que o Olho entra!

Já podemos dizer que temos 15 marceneiros, ok? Falta deduzirmos o valor de 'a'. Juntem essas informações:
há pelo menos um eletricista que também é marceneiro e há pelo menos um eletricista que também é pedreiro
E
são 9 eletricistas na empresa e, dentre esses, são em maior número aqueles eletricistas que são também marceneiros

Assim, devemos ter pelo menos 1 eletricista e pedreiro ('b'), podendo os outros 8 eletricistas e marceneiros ('a'). Então:
Máximo = 15 + 8 = 23

Resposta: letra E.

------------------------------
Beijo no papai e na mamãe,

PH
ph@euvoupassar.com.br

O 'Beijo no Papai e na Mamãe...' no Facebook:

Vem aí, aguardem!

1 comments:

Traveller , disse...

boa tarde, poderia ser 2 e 7? pelo enunciado, mas não pela resposta concorda!?

obrigado pela dica! muito bom teu blog