Você já apareceu por aqui?

Compartilhando questões - parte 2

Olá, meu povo!

O Gustavo Silva (não disse de onde era...) mandou 2 questões bem interessantes do Cespe. Vale a pena compartilhar com vocês...

(Cespe/Unb - PCES Questão 47) Se as proposições "Se chove, as ruas da cidade de vitória estão molhadas''; ''As ruas da cidade de vitória estão molhadas'' e '' Está chovendo na cidade de vitória", em que duas primeiras são premissas e a terceira é a conclusão de um argumento, então é correto afirmar que esse argumento é um argumento válido.

Comentário:

Nós temos na 1ª premissa uma condicional:

Chove -> as ruas ruas da cidade de vitória estão molhadas

Como a 2ª premissa ('as ruas da cidade de vitória estão molhadas') é V, temos a 1ª:
Chove -> V

Para que a 1ª premissa seja V, a proposição 'chove' pode ter tanto valor lógico F quanto V. Olha só:
Chove = V
V -> V = V

ou

Chove = F
F -> V = V

Assim, não se pode afirmar que 'Está chovendo na cidade de vitória' é a conclusão das duas premissas. Por isso, o argumento é inválido.

Gabarito: ERRADO

(Cespe/Unb - TRT 17 ª Região/ES Questão 38) Caso a proposição ''No Brasil havia, em média, em 2007, seis juízes para cada 100 mil habitantes na justiça do trabalho estadual, mas, no Estado do Espirito Santo, essa média era de 13 juízes'' tenha valor lógico V , também será V a proposicao ''Se no Brasil não havia, em média 2007, seis juízes para cada 100 mil habitantes na justiça do trabalho estadual, então,no Estado do Espirito Santo, essa média não era de 13 juízes''

Nós temos duas proposições: uma conjunção (conectivo E) e uma condicional (conectivo se ... então).
Se a 1ª proposição (composta) é V, então ambas as proposições (simples) são V (na conjunção, só há um caso para que a proposição seja V, certo?)

Logo, na 2ª proposição (composta), teremos as duas proposições como negação das proposições do conectivo E. Logo, :
F -> F

E na condicional, F -> F = V

Gabarito: CERTO

Qualquer dúvida, é só colocar no comentário, ok?

Beijo no papai e na mamãe...

4 comments:

cebola disse...

olá professor, sou teu aluno no euvoupassar. Estou gostando muito das tuas aulas em módulos de bancas. Porque neste momento é o que interessa: Focar na banca que vamos prestar o concurso. E por isso peço a ti: Continua com as questões da FCC! Reta final pro ICMS-SP! Já resolvi as questões do último artigo, aquela dos números entre parêntesis foi complicada, hein? abraço.

Raciocínio Lógico com o professor PH disse...

Olá, Cebola!

Obrigado pelo elogio!

Dá uma olhada no último comentário do blog e no meu artigo no EVP (o link tá lá!)

Depois, é só aguardar...

Beijo no papai e na mamãe

Vanessa disse...

Olá,

Encontrei este blog e suas aulas no EVP somente agora, e fiquei com dúvida nesta questão, sei que é antiga se puder me ajudar:

Chove → Ruas cidade molhadas (Chove pode ser verdadeiro ou falso, porém as ruas estão molhadas é verdadeiro, como o conectivo é ENTÃO a proposição fica verdadeira).
As ruas estão molhadas ^ Está chovendo na cidade de vitória (Está proposição é verdadeira, logo, no conectivo E ambas devem ser verdadeira)

Não seria válido o argumento?

Obrigada

Raciocínio Lógico com o professor PH disse...

Olá, Vanessa!

Como você mesmo colocou, o 'chove' pode ser tanto F quanto V que a proposição composta será V.

Então, não podemos concluir que Chove = V. Pergunto: se chove for F, a proposição composta não será V? Então, não há como concluir que Chove TEM QUE SER V!!!

Conseguiu entender?

Beijo no papai e na mamãe...