Você já apareceu por aqui?

Questão 01/2019 – Regra de Três


Olá, meu povo!

2019 já chegou e temos que fazer valer a pena, não é mesmo? Se alguém precisa de um start, um recomeço, que tal escolher esse início de ano para mudar sua forma de pensar, suas atitudes, seu comportamento.

Pensando nisso, o ‘Beijo...’ já entrando nessa vibe de ajudar aqueles que nos cercam: vamos voltar com mais força no comentário de questões, tira-dúvidas, explicação de editais, e muito mais. Essa será minha meta de 2019: tentar facilitar a vida de vocês no aprendizado de Raciocínio Lógico e  Matemática.

Por isso, se tem alguma dúvida, se um tema/assunto traz problemas para você, então manda um e-mail para mim. Você pode ajudar a fazer o 'Beijo...’ e ainda aprender com isso!

E hoje trago uma questão que a Lidiane enviou pelo instagram (meus contatos ficam sempre no fim de cada artigo) em que falaremos de Regra de Três. Fiz uma pesquisa, vi um comentário que seria do Banco do Brasil, porém não encontrei em qual prova/ano ela foi cobrada (se alguém souber, é só comentar no fim do artigo, ok?)

Para executar certa obra em 19 dias, uma firma de construção contrata 15 operários. Transcorrido 13 dias, 5 deles abandonaram o serviço, e não foram substituídos durante 3 dias. Com quantos operários deverá a firma atacar a obra, a partir do dia seguinte, para concluí-la no prazo prefixado?
(A) 30
(B) 25
(C) 20
(D) 15
(E) 12

Bom, a questão inicialmente fala de 3 grandezas: Tempo (19 dias), Operários (15 operários) e Obra (100% ou 1). Essa é a "1ª parte da historinha” (meus alunos entenderão!)
PH, não entendi essa “Obra”...
Segura as pontas que já explico, ok?

Continuando...
Transcorrido 13 dias...  => nesses 13 dias, a obra acabou? Não, né? Ela precisaria de 19 dias para acabar. Ou seja, foi concluído 13/19 da obra. Falta para concluir 6/19 da obra.

É por isso que “Obra” tem que ser uma grandeza! Para que possamos, através da Regra de Três, encontrar o valor faltante.

5 deles abandonaram o serviço... => ficamos com 10 operários
não foram substituídos durante 3 dias... => nesses 3 dias, quanto da obra total foi executada pelos 10 operários?

Precisamos agora “bater um papo” entre as grandezas, para saber se elas são DIRETAMENTE ou INVERSAMENTE proporcionais.
1. Operários e Obra: Para fazer a obra completa (19/19) eu preciso de 15 operários. Se eu diminuir a quantidade de operários para 10, vou fazer mais ou menos dessa obra? MENOS. Quando ambas as grandezas diminuem, elas são DIRETAMENTE proporcionais.
2. Obra e Tempo: A obra completa é feita em 19 dias. Se diminuir os dias para 3, vou fazer mais ou menos dessa obra? MENOS. Grandezas DIRETAMENTE proporcionais.
Conclusão:
- nesses 3 dias, mais 2/19 da obra foi executada.
- total nesses 16 dias = 13/19 + 2/19 = 15/19
- falta para finalizar a obra = 19/19 – 15/19 = 4/19

Assim, uma nova regra de 3 precisa ser montada:
Novo “bate papo” entre as grandezas:
1. Operários e Tempo: Com 15 operários termina-se a obra em 19 dias. Se diminuir os dias para 3, para terminar a obra, eu vou precisar de mais ou menos operários? MAIS. Quando eu diminuo uma grandeza e a outra aumenta, elas são INVERSAMENTE proporcionais.
2. Operários e Obra: Para fazer a obra completa eu preciso de 15 operários. Se eu diminuir o tamanho da obra para 6/19 dela, eu vou precisar de mais ou menos operários? MENOS. Grandezas DIRETAMENTE proporcionais.


Assim, para finalizar a obra, precisamos de 20 operários nos útimos 3 dias.
Gabarito: letra C.

E se você quiser participar, manda um e-mail para mim (endereço no final do post, ok?) que terei o maior prazer de comentar sua questão, ok?

----------------------------------------------------------------------------------
Beijo no papai e na mamãe,

PH
beijonopapaienamamae@gmail.com
monitordopapaiedamamae@gmail.com
Fan Page Facebook: Beijo no papai e na mamãe
Instagram: @professorpauloh
Youtube: www.youtube.com.br/paulohmq
Twitter: Paulo PH Henrique ou @paulohmq


0 comments: