Olá, meu povo!
O meu grupo no Facebook (para conhecer, clique
aqui) colocou uma questão bem interessante de sequências lógicas que foi
cobrada na prova de Analista (Tecnologia da Informação e Comunicação) do
Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), cuja banca foi a Fundação
Carlos Chagas (FCC) e que resolvi ‘socializá-la’. A banca monta uma ‘Sequência
4 em 1’.
Peraí, PH! Não é Sequência
2 em 1???
Pois é, já comentei tanto em sala de aula, como em
diversos cursos online, que uma das formas que as bancas examinadoras têm de
montar uma sequência lógica é pegar 2 sequências e juntá-las em uma só. Quem
quiser mais detalhes, dá uma olhada no víedo abaixo, a partir do 04:30, ok?
Só que dessa vez a FCC extrapolou!!! Ela montou uma
sequência em que precisamos separá-la em 4
partes. Vamos ver!
Observe a sequência (10; 11; 13;
13; 12; 13; 15; 15; 14; 15; 17; 17; 16; 17; ... ) que possui uma lei de
formação. A diferença entre o 149o e o 119o termos, dessa
sequência, é igual a
(A) 19.
(B) 17.
(C) 15.
(D) 13.
(E) 11.
Vou montar a mesma sequência, só que trabalhando com cores, ok?
Conseguiram enxergar? Melhorou, né? Bem, agora é fazer o seguinte:
1. dividam cada termo pedido por 4, para saber em que Seq ele estará
=> 149 / 4 = 37 com resto
1 => será o 38o termo
(37 + 1) da Seq 1 (resto = 1)
=> 119 / 4 = 29 com resto
3 => será o 30o termo
(29 + 1) da Seq 3 (resto = 3)
2. agora, é só aplicar a Fórmula do Termo Geral da Progressão Aritmética
(P. A.)
a38 = 10 + 37 . 2 =
10 + 74 = 84
Seq 3
a30 = 13 + 29 . 2 =
13 + 58 = 71
Logo:
Diferença = 84 – 71 = 13
Resposta: letra D.
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Beijo no papai e na mamãe,
PH
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3 comments:
Prof por que vc pegou a sequencia 1 e a 3? Foi aleatorio? Poderia ter pego qualquer uma, a 2 e 4? Grata
Nao, é o resto que define qual a sequencia.
Exemplo: 149/4=37 e sobra 1.
Nao, é o resto que define qual a sequencia.
Exemplo: 149/4=37 e sobra 1.
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