Você já apareceu por aqui?

Dia 06 de outubro - Questão 279

Olá, meu povo!

Mais uma questão ‘desenterrada’ da nossa colega Alexsandra. Agora, falaremos de Associação Lógica.

Caio, Décio, Éder, Felipe e Gil compraram, cada um, um barco. Combinaram, então, dar aos barcos os nomes de suas filhas. Cada um tem uma única filha, e todas têm nomes diferentes. Ficou acertado que nenhum deles poderia dar a seu barco o nome da própria filha e que a cada nome das filhas corresponderia um e apenas um barco. Décio e Éder desejavam, ambos, dar a seus barcos o nome de Laís, mas acabaram entrando em um acordo: o nome de Laís ficou para o barco de Décio e Éder deu a seu barco o nome de Mara. Gil convenceu o pai de Olga a pôr o nome de Paula em seu barco (isto é, no barco dele, pai de Olga). Ao barco de Caio, coube o nome de Nair, e ao barco do pai de Nair, coube o nome de Olga. As filhas de Caio, Décio, Éder, Felipe e Gil são, respectivamente,
a) Laís, Mara, Paula, Olga, Nair.
b) Laís, Mara, Olga, Nair, Paula.
c) Mara, Nair, Paula, Olga, Laís.
d) Paula, Olga, Laís, Nair, Mara.
e) Nair, Laís, Mara, Paula, Olga.

Vamos utilizar apenas uma tabela: nas linhas, o nome dos pais; nas colunas, o das filhas. Vamos fazer algumas conclusões:
1) O nome de Laís ficou para o barco de Décio => coloque N para Décio e Laís;
2) Éder deu a seu barco o nome de Mara => coloque N para Éder e Mara. Coloque também N para Éder e Laís, já que ele também pensou nesse nome para seu barco, ok?
3) Ao barco de Caio, coube o nome de Nair => coloque N para Caio e Nair;

Agora, as mais importantes:
4) Gil convenceu o pai de Olga a pôr o nome de Paula em seu barco => Gil não pode ser o pai de Olga (coloque N em Gil e Olga) e, como o barco do pai de Olga é Paula, coloque N em Paula e Décio, Éder e Caio (cada um deles já tem um nome de barco que não é Paula, ok?). Logo, FELIPE É O PAI DE OLGA.

Vamos ver, até agora, como ficou:
5) Ao barco do pai de Nair, coube o nome de Olga => Mesma ideia do item 4: coloque N em Nair e Décio e Éder (Caio já tem!). Descobrimos que GIL É O PAI DE NAIR.

Agora é só completar a tabela. Primeiro, veremos que ÉDER É O PAI DE PAULA, CAIO É O PAI DE LAÍS e DÉCIO É O PAI DE MARA.

Completando:
Logo, as filhas de Caio, Décio, Éder, Felipe e Gil são LAÍS, MARA, PAULA, OLGA e NAIR

Resposta correta: letra A.

Faltam 86 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: