Você já apareceu por aqui?

De concurseiro para concurseiro...

Olá, meu povo!

Minha passagem hoje pelo blog é para relembrar um artigo que postei no comecinho de meu trabalho no EVP. Não é nenhuma questão muito discutida, ou o comentário de algum edital. É sobre a vida de concurseiro!!!

Naquela época, o EVP estava iniciando os trabalhos com vistas ao concurso da Receita Federal do Brasil. E resolvi passar um pouco da minha experiência para aqueles que estavam iniciando o desafio no concurso público. Para quem já leu, serve como lembrete. Para quem não leu, serve como motivação.

-------------------------------------------------------------------------

Olá, meu povo!

Acabo de ler o informativo aqui no EVP sobre a nossa participação quanto ao concurso a Receita Federal do Brasil. E como servidor desta nobre Instituição gostaria de meter minha colher neste tempero.

Concordo plenamente com o que foi colocado pela coordenação quanto aos seguintes aspectos:

1) Houve solicitação de autorização para realização do concurso. Para aqueles que querem acompanhar o processo, o número do protocolo é 030800004392008-43. E só ir na página do MPOG (www.planejamento.gov.br), clicar em consulta e depois em protocolo;

2) É um concurso difícil, porém nada impossível! Podem ter certeza que não existe nenhum extraterrestre ou Einstein (não que eu conheça) na RFB. O que se precisa é muita dedicação, força de vontade e o principal: ESTUDO.

Outro ponto que queria abordar, já que não poderei ajudá-los quanto a minha disciplina (infelizmente, RL não cai no concurso), é minha experiência como concurseiro. Não pensem vocês que a gente já nasce servidor público e é só crescer que a gente trabalha aqui. Não! Tem que ralar muito!

E eu ralei! Contando rapidamente inha história, trabalhava na iniciativa privada quando, ao voltar de um treinamento em que fui ministrar, descobri que estava no olho da rua! Pense numa notícia!!! Eu, casado, com dois filhos e sem emprego!

Daí, após alguns dias, recebo uma ligação de minha mãe (que Deus a tenha) dizendo que estavam abertas as inscrições para o concurso da Polícia Rodoviária Federal. Resolvi apostar em mim mesmo e faltando 45 dias para a prova, me inscrevi em um curso de Fortaleza e 'plantei o pau' a estudar. Consegui minha aprovação, porém perdi na bendita barra (exame físico - por favor, não me xinguem!). Mas, mesmo assim, pensei: O bicho não é tão feio assim! Passei depois na Polícia Federal, porém fiquei fora das vagas.

Aí, surgiu em meu caminho a Receita Federal. Coloquei na cabeça que iria passar nesse concurso. Estudei exatamente 1 ano (me matriculei novamente em um cursinho preparatório em 05.02.2005 e a prova foi em 05.02.2006). Fiz assim:

1) Preparei um cronograma semanal de quantas horas dispunha para estudar;

2) Coloquei no papel todas as disciplinas que teria que estudar e eparei quantas horas para cada uma. Ex.: Eu me dava bem em Português. Então, tinha menos horas que Direito Tributário, que nunca tinha visto, etc.

3) Cumpri meu cronograma à risca. Se tinha marcado que domingo à noite era estudo, então adeus Cajueiro Drinks (essa é pro povo de Fortaleza...)

4) Por último, fiz uns 30 bilhetinhos com a seguinte frase: A dor é temporária, o emprego é permanente!, do William Douglas. Falei para meus filhos espalharem por toda a casa. Até em frente ao vaso sanitário tinha um bilhete. O objetivo era MANTER O FOCO.

E dia após dia fui vencendo essa disputa. Meus estudos foram fluindo, minha cabeça foi se abrindo (aí, o povo diz que tenho a cabeça grande) e depois de todo o esforço, dedicação e horas de sono perdidas, consegui! Meu povo, pense numa alegria! Eu tinha passado!

E você também pode conseguir, sim! É difícil? É puxado? Tem que estudar muito? Sim! Sim! Lógico!

Mas, isso é o que diferencia as pessoas: a vontade de VENCER!

Espero que essas palavras tenham sido úteis para vocês. Sei que, pelo menos dentro de casa, deu certo! Minha esposa, em seu primeiro concurso, passou em terceiro lugar para Agente de Controle Externo do Tribunal de Contas de Rondônia. Assume dia primeiro de abril (parece mentira, mas não é...)

É isso, meu povo! Contem comigo para o que der e vier. Tenho certeza que a família EVP fará o que puder para ajudá-los nesse grande desafio.

Beijo no papai e na mamãe,

PH

------------------------------------------------------------------

Relendo agora, passou um filminho na cabeça... Ê, vidão!!!

Bom, espero que tenham gostado!

Beijo no papai e na mamãe...

5 comments:

João André disse...

Temos histórias um tanto quanto parecidas, professor... e o interessante é que, agora, depois de já ter ralado um bocado e ter uma relativa tranquilidade, não consigo mais parar de estudar para concursos... já senti aquela sensação de "eu sou o cara..", "vim, vi e venci..." duas vezes... parece que viciei... agora a sensação é de que "eu posso mais...". Bem, vou continuando estudando devagarzinho, sem obrigação e sem estresse... e me espelhando em ótimos exemplos como você e outros mais ( como o SC, o JA, e outros). Parabéns pelo blog, pelos artigos e aulas do EVP, e pelo carinho e atenção com que trata a todos nós, alunos.
Obrigado

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raciocínio Lógico com o professor PH disse...

Olá, André!

Poxa, que bom saber de suas lutas, de suas vitórias! Continue na luta, companheiro!

Eobrigado pelas palavras de incentivo!

Unknown disse...

Paulo,
Sou nordestina persistente, meu dia ainda não chegou, mas tenho certeza que em breve chegará.Tenho apenas seis meses de estudo, a caminhada é loga.Já somei frustrações pelos insucessos, porém meu objetivo é passar.Voces tem sido um diferencial para nós alunos, a familia do EVP é fantástica.Breve estarei aqui contando também a minha história, a minha vitória.
Obrigada pela motivação.
Abraço

Raciocínio Lógico com o professor PH disse...

Olá, Carvalho (só aparece esse nick seu!)!
Companheira, como todo bom nordestino, nós não desistimos tão facilmente.
Os insucessos fazem parte da vida, como aprendizado, como motivação para continuarmos em frente e depois podermos olhar, de cabeça erguida, o que passamos e o que alcançamos.
Continue na luta. E pode ter certeza que tem um AMIGO torcendo por você...