Você já apareceu por aqui?

Cespe e a proposição condicional


Olá, meu povo!

A colega Bruna Brandalise é aluna do meu Curso de Raciocínio Lógico Definitivo para o Cespe (clique aqui para conhecer meus cursos) no Proluno ficou com uma dúvida em uma questão e nos pediu para comentar.

A questão foi utilizada na prova de Perito Papiloscopista, da Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco (SDS/PE), aplicada em 2016 pelo Cespe. Ela fala de Equivalência de Proposições, porém entendo muito mais como uma 'interpretação lógica' da proposição do que a necessidade de aplicar algumas das regras, como o ‘Inverte e Nega’. Olha só:
Assinale a opção que é logicamente equivalente à proposição “Ele é suspeito também de ter cometido outros dois esquartejamentos, já que foram encontrados vídeos em que ele supostamente aparece executando os crimes”, presente no texto CG1A06AAA.
A Se foram encontrados vídeos em que ele supostamente aparece executando os dois esquartejamentos, ele é suspeito também de ter cometido esses crimes.
B Ele não é suspeito de outros dois esquartejamentos, já que não foram encontrados vídeos em que ele supostamente aparece executando os crimes.
C Se não foram encontrados vídeos em que ele supostamente aparece executando os dois esquartejamentos, ele não é suspeito desses crimes.
D Como ele é suspeito de ter cometido também dois esquartejamentos, foram encontrados vídeos em que ele supostamente aparece executando os crimes.
E Foram encontrados vídeos em que ele supostamente aparece executando os dois esquartejamentos, pois ele é também suspeito de ter cometido esses crimes.

Vamos lá!
1. estamos falando de uma proposição composta, ok?
P1: Ele é suspeito também de ter cometido outros dois esquartejamentos
P2: foram encontrados vídeos em que ele supostamente aparece executando os crimes
2. se é composta, então DEVEMOS ter um conectivo, não é mesmo?
O já que' traz uma ideia deeeeeee...
CONDICIONAL!



Veja como, 'arrumando' a proposição com um ‘se ... então', a proposição terá o mesmo sentido (ou, como a questão pede, uma proposição logicamente equivalente):

Gabarito: letra A.

A questão não é inédita para o Cespe. Ele já trabalhou em outras situações com a mesma ideia. Olhem a prova de Pesquisador em Propriedade Industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), aplicada em 2014:
Tendo como referência a proposição P: “Em outros países, seres vivos como microrganismos e animais geneticamente modificados são patenteáveis, desde que não sejam humanos”, julgue o item seguinte, acerca da lógica sentencial.
A proposição P é logicamente equivalente a “Se não forem humanos, seres vivos como microrganismos e animais geneticamente modificados são patenteáveis em outros países”.

Agora, a proposição P traz o termo ‘desde que’, porém com a MESMA IDEIA de condicional. Querem ver?

Ou seja:

Item verdadeiro.

----------------------------------------------------------------------------------
Beijo no papai e na mamãe,
PH
beijonopapaienamamae@gmail.com
Facebook: Paulo PH Henrique
Instagram e Telegram: @professorpauloh
Youtube: www.youtube.com.br/paulohmq
Twitter / Periscope: Paulo PH Henrique ou @paulohmq


0 comments: