Você já apareceu por aqui?

Alô, concurseiro


Olá, meu povo!

Conheçam o Alô, Concurseiro.

O Alô, Concurseiro (http://aloconcurseiro.jornaldaparaiba.com.br/) é o novo canal do Jornal da Paraíba pra quem busca alcançar o sonho de um emprego público. Um canal completo com notícias sobre os concursos da Paraíba e todo o Nordeste. Por aqui você sabe quais concursos foram anunciados, quais já têm editais publicados, quantas vagas estão disponíveis e, claro, a faixa salarial de cada cargo.

Pois é. E o PH também faz parte da equipe do Alô Concurseiro, dando dicas de Raciocínio Lógico para diversos concursos.

E uma aluna entrou em contato com o Portal pedindo para comentar uma questão de Teoria dos Conjuntos, que apareceu na prova do o concurso interno de seleção para a Promoção à Graduação de Cabo PM do QPPM, realizada pela Fundação Vunesp em 2014.

Em um grupo de 100 atletas, 17 são corredores e nadadores; 13 são nadadores e ciclistas; 21 são corredores e ciclistas. Apenas um atleta pratica essas três modalidades. Os demais estão distribuídos igualmente na prática de apenas uma dessas modalidades. Ao todo, o número de ciclistas desse grupo é igual a
(A) 47.
(B) 51.
(C) 52.
(D) 55.

Os amigos que acompanham o blog já sabe que, quando temos uma questão de conjuntos, devemos buscar primeiro a intersecção entre os conjuntos. Pela leitura da questão, temos 3 conjuntos: corredores, nadadores e ciclistas. E mais: Apenas um atleta pratica essas três modalidades. É por aqui que iremos começar...

Próximo passo: intersecção entre 2 conjuntos. Lembrando que precisamos diminuir de cada valor a intersecção dos 3 que já colocamos, ok? Fica assim:



Para acabar, faltam os atletas para apenas uma modalidade:

=> a + b + c + 16 + 20 + 12 + 1 = 100
=> a + b + c + 49 = 100
=> a + b + c = 100 – 49 = 51


Como a questão fala que 'os demais estão distribuídos igualmente', a = b = c = 17, ok?

Assim, temos:

Somando apenas os ciclistas:
Ciclistas = 17 + 20 + 1 + 12 = 50

A questão deve ser anulada por não conter tal valor nas alternativas.

Atualização (14/05): quero agradecer ao colega Marcelo Rosa, que me alertou para o que a questão pedia: não era o total a + b + c, e sim o total de ciclistas. Por isso, o valor diferente agora! Valeu, Marcelo!

A Vunesp, organizadora da prova, ainda não se pronunciou sobre os recursos. O blog acompanhará o andamento do concurso.

------------------------------
Beijo no papai e na mamãe,

PH
ph@euvoupassar.com.br

O 'Beijo no Papai e na Mamãe...' no Facebook:

Vem aí, aguardem!

0 comments: