Você já apareceu por aqui?

Prova de nível médio da Previc 2011


Olá meu povo!

O colega Marcelo (e vários concurseiros espalhados pelo país), está se preparando para o concurso do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) me pediu comentário da prova realizada em 2011 da Superintedência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), cuja banca foi o Cespe/UnB (possível banca do concurso).

Antes de começar os comentários, vale a pena, para quem ainda não conhece, dar uma passada no blog do Hugo Goes, fantástico professor de Direito Previdenciário do EVPe que traz sempre notícias atualizadas sobre esse concurso. O link é http://hugogoes.blogspot.com/.

A negação da proposição “Se um trabalhador tinha qualidade de segurado da previdência social ao falecer, então seus dependentes têm direito a pensão” é logicamente equivalente à proposição “Um trabalhador tinha qualidade de segurado da previdência social ao falecer, mas seus dependentes não têm direito a pensão”.

Olha só, temos uma proposição condicional, não é mesmo? Para fins didáticos, façamos assim:
T = um trabalhador tinha qualidade de segurado da previdência social ao falecer
D = seus dependentes têm direito a pensão

A questão pede:
~(T -> D)

Então, faremos:
1) mantém a 1ª proposição;
2) nega a 2ª proposição
3) troca o ‘SE...ENTÃO’ por ‘E’

Fica ‘Um trabalhador tinha qualidade de segurado da previdência social ao falecer E seus dependentes NÃO têm direito a pensão’

PH, a questão colocou um ‘mas’! E aí? Aí você manda o Ser Mau encher o saco doutro! Coloca o ‘E’ e vê se não dá na mesma...

Item correto!

Beijo no papai e na mamãe,
PH

0 comments: