Dia 11 de fevereiro - Questão 42

Olá, meu povo!

Encontrei uma questão bem legalzinha na prova de Assistente de Saneamento da Embasa, realizada pelo Cespe. Ela se refere ao Princípio da Contagem e nos fará colocar o ‘cucuruto’ para trabalhar!

(Questão 27 – Assistente de Saneamento) Um medidor de consumo de água, ou hidrômetro, de determinado fabricante possui 6 marcadores numéricos que representam as unidades, as dezenas, as centenas, as unidades de milhar, as dezenas de milhar e as centenas de milhar. Devido às condições tecnológicas, cada marcador pode apresentar dois tipos de defeito de fabricação: ficar travado em determinado marcador, impedindo a movimentação dos marcadores relativos às ordens superiores à do marcador defeituoso; ou saltar determinados dígitos.
De acordo com as informações apresentadas nessa situação hipotética, julgue o próximo item.
Se um dos medidores tiver seu marcador das dezenas de milhar travado ou saltar os dígitos ímpares no marcador das unidades e os números 2, 7 e 8 no marcador das centenas, então haverá 356.500 leituras distintas que poderão ser exibidas por esse medidor.

Temos que fazer o seguinte:
1) Encontrar a quantidade de leituras quando o marcador das dezenas de milhar estiver travado;
2) Encontrar a quantidade de leituras quando o marcador das unidades saltar os números ímpares e o marcador das centenas saltar os números 2, 7 e 8;
3) Diminuir, do total, aqueles casos que os itens 1 e 2 acontecem simultaneamente (temos que retirar, pois, senão, estaremos contando duas vezes!)

Item 1:
Lembrem-se do que diz a questão: Se 'ficar travado em determinado marcador, IMPEDE a movimentação dos marcadores relativos às ordens superiores à do marcador defeituoso'.

Item 2:
Item 3:
Existem 3.500 leituras repetidas, ok?

Então:
Leituras = 10. 000 + 350.000 – 3.500 = 356.500 leituras

Item correto!

Faltam 323 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

6 comentários:

  1. Boa noite PH!
    Não conseguir chegar ao número de 3.500 leituras repetidas... você poderia detalhar mais?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Prof. Não consegui entender o porquê da soma. Entendi que os 3 problemas (travamento, saltar impares e saltar 2, 7, 8) estvam ocorrendo simultaneamente no medidor.De onde percebo no enunicado da questão que estas situações são isoladas? Grata

    ResponderExcluir
  3. Olá, Daniela!

    Os 3500 vem da junção das 2 condições. Se você olhar para os dois primeiros desenhos verá que o terceiro 'junta' as duas probabilidades. Daí, esse valor.

    Melhorou???

    Beijo no papai e na mamãe...

    ResponderExcluir
  4. Olá, Jaqueline!

    Quando uma questão de probabilidade falar no 'OU', teremos que somar os resultados individuais e depois diminuir os valores que se repetem em ambos!

    Vou preparar uma questão de Probabilidade do 'OU' e publicar aqui no blog, ok?

    Beijo no papai e na mamãe...

    ResponderExcluir
  5. Olá, O CESPE apresentou o gabarito como errado nessa questão:

    https://arquivo.pciconcursos.com.br/provas/14054979/b83526c64aeb/embasa09_011_52.pdf

    https://arquivo.pciconcursos.com.br/provas/14054979/312697e15ad7/gabaritos_embasa.pdf

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo ótimo trabalho, professor!!

    ResponderExcluir