Você já apareceu por aqui?

Técnico Judiciário (Administrativo) – TRT/PR


Olá, meu povo!

A colega Cristiane participou do concurso para o cargo de Técnico Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 9a Região (TRT/PR), realizada agora em Marco pela FundaÇão Carlos Chagas. E, nas palavras dela, ‘ficou perdidinha com a formiga...’ e pediu nosso comentário.

Então, vou procurar minha formiga adestrada para ajudar na resolução, ok? Enquanto isso, leiam a questão!

Em um terreno plano, uma formiga encontra-se, inicialmente, no centro de um quadrado cujos lados medem 2 metros. Ela caminha, em linha reta, até um dos vértices (cantos) do quadrado. Em seguida, a formiga gira 90 graus e recomeça a caminhar, também em linha reta, até percorrer o dobro da distância que havia percorrido no primeiro movimento, parando no ponto P. Se V é o vértice do quadrado que se encontra mais próximo do ponto P, então a distância, em metros, entre os pontos P e V é
(A) igual a 1.
(B) um número entre 1 e 2.
(C) igual a 2.
(D) um número entre 2 e 4.
(E) igual a 4.

Encontrei a ‘bichinha’. Agora, vamos desenhar  a figura de acordo com as dicas da questão, ok?

1. ‘Em um terreno plano, uma formiga encontra-se, inicialmente, no centro de um quadrado cujos lados medem 2 metros. Ela caminha, em linha reta, até um dos vértices (cantos) do quadrado.

2. ‘Em seguida, a formiga gira 90 graus e recomeça a caminhar, também em linha reta...

3. ‘até percorrer o dobro da distância que havia percorrido no primeiro movimento, parando no ponto P

4. ‘Se V é o vértice do quadrado que se encontra mais próximo do ponto P, então a distância, em metros, entre os pontos P e V é

Só no ‘olhometro’, conseguimos enxergar o valor de ‘D’, não?

Mas PH, na hora da prova, com a mão tremendo, sem sua formiga adestrada, o desenho não fica assim, né?

Perfeito, meu povo! Então, vamos deduzir!
1. quando a formiga andou do centro ao vértice, ela andou metade da diagonal, correto?
2. no 2o movimento, ela andou o dobro. Ou seja, a diagonal completa, ok?

Agora, atenção!!!
3. e se, ao invés da formiga andar a diagonal completa apos girar 90 graus, ela voltasse e andasse no sentido contrário ao do 1o movimento, onde ela iria chegar? Olhem o desenho:


E aí, qual é o valor de ‘D’? D igual a 2.

Resposta: letra C.

----------------------------------------------------------------------------------
Beijo no papai e na mamãe,
PH
ph@euvoupassar.com.br

O 'Beijo no Papai e na Mamãe...' no Facebook:

Técnico Superior (Administração) – DETRAN/SE


Olá, meu povo!

O colega Antônio Carlos deixou uma questão no nosso grupo no Facebook (link no final do post) e nos pediu um comentário. A questão foi cobrada na prova de Técnico Superior do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Espírito Santo (DETRAN/SE), realizada em 2010 pelo Cespe/UnB.

Durante blitz de rotina, um agente de trânsito notou um veículo que havia parado a distância, no qual o condutor trocou de lugar com um dos passageiros. Diante dessa situação, o agente resolveu parar o veículo para inspeção. Ao observar o interior do veículo e constatar que havia uma lata de cerveja no console, indagou aos quatro ocupantes sobre quem teria bebido a cerveja e obteve as seguintes respostas:
— Não fui eu, disse Ricardo, o motorista.
— Foi o Lucas, disse Marcelo.
— Foi o Rafael, disse Lucas.
— Marcelo está mentindo, disse Rafael.
Considerando a situação hipotética acima, bem como o fato de que apenas um dos ocupantes do veículo bebeu a cerveja, julgue o item subsequente.
Considerando-se que apenas um dos ocupantes do carro estivesse mentindo, é correto afirmar que Rafael foi quem bebeu a cerveja.

Estamos falando de ‘Verdades e Mentiras’, assunto pouco utilizado pelo Cespe, porém exaustivamente cobrado por outras bancas. E já sabemos que, nesses casos, devemos TESTAR HIPÓTESES!

Vejam um exemplo aqui do blog:

Bom, devemos procurar quem bebeu a cerveja (dica do enunciado) e que ‘apenas um dos ocupantes do carro estivesse mentindo’ (dica do item 1).

Daí, teremos 4 hipóteses. Vejamos:
Respostas
H1
H2
H3
H4
— Não fui eu, disse Ricardo, o motorista.
M
V
V
V
— Foi o Lucas, disse Marcelo.
V
M
V
V
— Foi o Rafael, disse Lucas.
V
V
M
V
— Marcelo está mentindo, disse Rafael.
V
V
V
M

Na Hipótese 1, supomos que Ricardo é o mentiroso. Mas, encontramos uma INCONSISTÊNCIA! Vejam, Ricardo, que mente (M), diz que não foi ele. Logo, por ser mentira, foi Ricardo que bebeu a cerveja. Porém, Marcelo e Lucas, por estarem falando a verdade (V), apontam outras pessoas que beberam a cerveja. Isso não pode acontecer! Ou seja, a Hipótese 1 está furada! Assim, já concluímos que Ricardo não bebeu a cerveja, já que, nas outras hipóteses, a resposta dele será verdadeira, ok?

Na Hipótese 2, quem mente é Marcelo! Vamos ver se há inconsistência? Pela resposta de Ricardo (V), não foi ele! Marcelo, que mente, diz que foi Lucas. Então, pela mentira, não foi Lucas. Lucas, que fala a verdade, diz que foi Rafael. Por enquanto, Rafael bebeu a cerveja! Por último, Rafael, que fala a verdade, diz que Marcelo está mentindo.

Pergunto: Marcelo está mentindo? Está, PH! Então, a Hipótese 2 está P E R F E I T A ! ! ! Vejam que descobrimos quem bebeu a cerveja (apenas 1, que foi Rafael), só temos 1 mentiroso (que foi Lucas), enquanto as outras respostas são verdadeiras.

Testem as outras hipóteses e vocês verão que haverá inconsistência em cada uma delas, ok?

Item correto.

----------------------------------------------------------------------------------
Beijo no papai e na mamãe,
PH
ph@euvoupassar.com.br

O 'Beijo no Papai e na Mamãe...' no Facebook: