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Notícia Quente! Prof. Thiago Pacífico no ‘Beijo no Papai e na Mamãe’!


Olá, meu povo!

Passo hoje aqui no blog para dar uma notícia que muito me orgulha: prof. Thiago Pacífico, grande amigo e um dos MELHORES PROFESSORES DE RACIOCÍNIO LÓGICO DO BRASIL fará parte, a partir de fevereiro, do ‘Beijo no Papai e na Mamãe’.
TP e PH: uma parceria de sucesso
“O professor Thiago Pacífico é formado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Matemática (Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará - UECE). Ainda jovem, iniciou sua trajetória como professor em diversas escolas de Fortaleza atingindo a sua plenitude como professor em pré vestibulares e em preparatórios para concursos espalhados por Fortaleza, hoje sendo professor do Master Concursos e do site EuVouPassar. 

É um colaborador ímpar na área de concursos, onde ministra com muita desenvoltura as disciplinas de matemática, raciocínio lógico, estatística e matemática financeira com um material bem elaborado e atualizado para qualquer candidato que esteja disposto a migrar em algum cargo via concurso.

Atualmente, desponta como um dos principais nomes na Matemática do Estado do Ceará por sua capacidade de simplificar os principais tópicos da matemática com clareza e excelência, dono de um carisma invejável como profissional e, como ser humano, absorve com facilidade dos seus alunos uma relação de profissionalismo e ética.”
Dados do site EuVouPassar

É isso aí! Quem viver, verá! O ‘Beijo no Papai e na Mamãe’ veio para ficar e, a cada dia, estaremos preparando novas surpresas para vocês!

Amigo TP, seja bem vindo a esta humilde casa! Tenho certeza que esta parceria ainda renderá grandes frutos, principalmente por seu conhecimento, capacidade e dedicação! Seu amigo aqui se sente um privilegiado em dividir esse espaço com você!

Os concurseiros de plantão também agradecem!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Analista do Ministério Público – MPE/AL


Olá, meu povo!

O colega Eduardo pediu o comentário de duas questões da prova de Analista do Ministério Público (Administração de Banco de Dados) do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), realizada em janeiro de 2012 pela COPEVE/IFAL.

A primeira fala de Teoria dos Conjuntos (pessoal que se prepara para o INSS, pode ser um bom treino...):

Numa cidade existem três jornais, denominados aqui por B e C. Uma pesquisa de mercado sobre os ledores desses jornais produziu os seguintes resultados:
· 115 compravam o jornal A.
· 208 compravam o jornal B.
· 182 compravam o jornal C.
· 30 compravam os jornais A e B.
· 51 compravam os jornais B e C.
· 30 compravam os jornais A e C.
· 10 compram os jornais A, B e C.
· 200 não compram nenhum dos três.
Com base nestas informações, assinale a opção incorreta:
(A) A pesquisa foi realizada com 595 pessoas.
(B) 137 pessoas compram apenas o jornal B.
(C) 103 pessoas compram apenas o jornal C.
(D) 28 pessoas compram apenas o jornal A e C.
(E) 57 pessoas compram apenas o jornal A.

Sempre começamos pela intersecção. Depois, preenchemos o espaço de ‘encontro’ de 2 jornais. Por último, preenchemos a parte de cada jornal.

Lembrem-se que temos que colocar ‘200’ fora do Diagrama, ok? Fica assim:
Somando tudo, temos:
Soma = 65 + 137 + 111 + 20 + 20 + 41 + 10 + 200
Soma = 604

Olhando para a figura e para o cálculo acima, a banca deve ter pisado na bola, já que a questão está pedindo o item INCORRETO! O único CORRETO é a letra B, concordam?

A questão deve ser anulada.

A próxima fala do Princípio Fundamental da Contagem. Vamos ver!

Um cidadão foi abrir o cofre, mas esqueceu a senha de acesso; no entanto, lembrava que na senha não havia o algarismo 0, que o primeiro algarismo era 4, o segundo era impar, o terceiro era menor que 4 e o quarto e último era par. Qual o maior número de tentativas que este cidadão pode fazer, no intuito de descobrir a senha?
A) 60
B) 70
C) 100
D) 80
E) 110

A figura abaixo traduz o que a questão pede:
 Agora, é só multiplicar!
Maneiras = 1 x 5 x 3 x 4 = 60

Resposta: letra A.

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Analista e Técnico Judiciário – TRT 11ª Região (4)

Olá, meu povo!

Mais uma vez, o professor Artur Monteiro nos brinda com um comentário da prova de Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), realizada em janeiro pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

Um torneio que ocorre anualmente já teve um total de 30 edições, das quais quatro foram vencidas pela equipe Y, duas pela equipe Z, uma pela equipe W e as demais pela equipe X. As maiores sequências de vitórias em anos consecutivos que a equipe X conseguiu no torneio são constituídas de n títulos.
Com essas informações, é correto concluir que n vale, no mínimo,
(A) 2
(B) 3
(C) 4
(D) 5
(E) 6

Resumidamente, a banca quer saber qual o valor do tal “n”, isto é, o menor número possível da maior sequência de vitórias da equipe X para a situação dada.

É o seguinte, a nossa missão é tentar ‘atrapalhar’ ao máximo a vida da equipe X. Devemos interromper suas vitórias consecutivas, para que n seja o menor possível. Para isso, contamos com a ajuda dos títulos das equipes W, Y, e Z.

Ao todo, temos:
- 23 títulos para X
- 7 títulos para as outras, totalizando 30.

Podemos desenhar isso da seguinte maneira:
Apenas como observação, os intervalos pretos equivalem aos períodos de vitórias consecutivas da equipe X e as bolinhas vermelhas correspondem aos títulos das equipes W, Y e Z.

Reparem bem que os títulos das equipes W, Y e Z interrompem a sequência de títulos da equipe X. Sabendo disso, o que o ‘Ser Mau’ quer saber depende da seguinte pergunta: qual a melhor forma de desenhar esse período de 30 anos de campeonato de forma que o maior dos intervalos pretos (n) entre as bolinhas vermelhas seja o menor possível?

A resposta desta pergunta é simples. Basta considerarmos todos intervalos tendo o mesmo tamanho. Para isso, basta dividirmos o número total de vitórias da equipe X, 23, número total de intervalos do desenho acima, 8. Ou seja:
n = 23/8 = 2.875

Opa! Calma aí, eu já vi time bicampeão, tricampeão, mas nunca vi um time doisvirgulaoitentaecincoptacampeão!!!  Para resolvermos essa situação basta arredondarmos “n” para o maior número inteiro acima, ou seja, n = 3. Ao fazermos isso, teremos, a princípio, 8 x 3 = 24 vitórias para a equipe X, entretanto, basta ajustarmos tirando alguma vitória de um dos intervalos, como foi feito na primeira sequência de vitórias no desenho a seguir:
Resposta: letra B.

Beijo no papai e na mamãe,

PH
ph@euvoupassar.com.br

Oficial de Justiça – TJ/PE


Olá, meu povo!

Recebi da colega Luciana Félix as questões da prova de Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ/PE), realizada esse mês pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

Hoje, postarei algumas aqui e prepararei um artigo para o EuVouPassar com o restante, ok?

Duas sequências são construídas conforme descrito abaixo:
Sequência 1: primeiro termo igual a 10 e qualquer outro termo, a partir do segundo, igual ao anterior acrescido de duas unidades.
Sequência 2: primeiro termo igual a 1 e qualquer outro termo, a partir do segundo, igual ao anterior acrescido do número de termos do primeiro até este termo anterior.
Um termo da sequência 1 que é igual a um termo da sequência 2 é
(A) 18.
(B) 20.
(C) 22.
(D) 24.
(E) 26.

Questão de sequências lógicas, onde devemos criar as duas. Vamos ver:
Sequência 1 = 10, 12, 14, 16, 18...
A sequência 2 é um pouquinho mais capciosa! Vamos colocar uma figura para facilitar a explicação:

Notem que o número 16 já faz parte de ambas as sequências, porém não aparece nas alternativas!!!

Resposta: letra C.

Considere a sequência de figuras abaixo, em que as fichas numeradas e o seu posicionamento obedecem a uma mesma lógica de formação:

A soma de todos os números que aparecem na formação da figura 5 é
(A) 170.
(B) 185.
(C) 215.
(D) 230.
(E) 275.

Outra questão de sequências lógicas! Vamos começar a entender a figura:
(1) cada figura tem, na 1ª fileira de quadrados, um número que também corresponde a quantidade de quadrados dessa fileira. Ou seja, na figura 4, temos o número 4 aparecendo em 4 quadrados, ok? Assim, a figura 5 terá 5 quadrados com o número 5!

(2) cada figura traz uma sequência! Na figura 2, a diferença entre as fileiras é 4 (6 – 2), na figura 3, a diferença é 6 (9 – 3 e 15 – 9) e na figura 4, a diferença é 8 (12 – 4, 20 – 12, 28 – 20). Logo, a figura 5 terá uma diferença entre fileiras de 10!

Traduzida a nossa figura, vamos montar a figura 5:

Resposta: letra E.

Beijo no papai e na mamãe,

PH
ph@euvoupassar.com.br

Analista de Tecnologia da Informação – Prefeitura de Porto Velho


Olá, meu povo!

Hoje, vamos comentar algumas questões de nível superior, prova de Analista de Tecnologia da Informação, ok?

Seja a sequência (9,__,__,__,37,__,51) uma progressão aritmética. Sobre os números que contemplam as lacunas pode-se afirmar que são
(A) Todos ímpares
(B) Todos pares
(C) 2 ímpares e 2 pares
(D) 3 ímpares e 1 par
(E) 3 pares e 1 impar

Se algum dos meus alunos que participaram do Resumex no Curso Excelência tiver errado essa questão, vou mandar ajoelhar no milho!!! Vocês devem lembrar do Termo Geral, não?
Agora, vamos dar uma olhada na nossa progressão:
Como temos 2 elementos (a1 e a5), vamos descobrir a razão:
37 = 9 + (5 – 1) . r
37 – 9 = 4r
4r = 28
r = 7

Pronto! Agora, só precisamos acrescentar, a cada termo, a razão. A progressão ficará assim:

Então, dos números encontrados, temos 3 pares e 1 ímpar!

Resposta: letra E.

Numa lanchonete são vendidos pastéis, empadas e croquetes. Sabe-se que o perço da empada é igual ao dobro do preço do croquete, e que o valor pago por dois pastéis é igual ao preço de três empadas. Qual das opções de compra a seguir é a mais cara?
(A) 2 pastéis e 1 empada
(B) 3 croquetes e 2 pastéis
(C) 2 empadas e 5 croquetes
(D) 3 pastéis e 1 croquete
(E) 3 empadas e 1 pastel

Vamos resumir as relações que a questão citou:
 (1) Empada = 2 x Croquete
 (2) 2 x Pastel = 3 x Empada

Relacionando (1) com ( 2), temos:
(3) 2 x P = 3 x (2 x C) => 2 x P = 6 x C

Ou seja:
2P = 3E = 6C

Podemos fazer o seguinte:
(1) ‘imaginar’ que um croquete vale R$ 1,00
(2) então, a empada valerá R$ 2,00
(3) e o pastel valerá R$ 3,00

Agora, só precisamos analisar as alternativas:
(A) 2 pastéis e 1 empada = 6 + 2 = 8
(B) 3 croquetes e 2 pastéis = 3 + 6 = 9
(C) 2 empadas e 5 croquetes = 4 + 5 = 9
(D) 3 pastéis e 1 croquete = 9 + 1 = 10
(E) 3 empadas e 1 pastel = 6 + 3 = 9

Resposta: letra D.

Beijo no papai e na mamãe,

PH
ph@euvoupassar.com.br

Analista e Técnico Judiciário – TRT 11ª Região (3)


Olá, meu povo!

Mais uma questão da prova de Técnico e Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), realizada agora em janeiro pela Fundação Carlos Chagas.

Dessa vez, a questão traz açgumas figuras que fica até mas fácil colar a questão inteira, ok?

Para facilitar o entendimento, vamos chamar de:
S = sorrisos
L = losangos
T = a outra figura que parece um triângulo

Notem que, ao começarmos o cálculo, temos S + L = T. Logo deopis, temos S + L = LL. Como pode??? Uma soma onde você enconta 2 valores diferentes???
PH, será que não tem o ‘Vai 1’?
Exatamente, companheiro!  A FCC já cobrou isso antes e o ‘Beijo no Papai e na Mamãe’ comentou assim:

Agora, como temos S + L + LL, o L só pode ser 1, já que dois números somados chegam ao máximo a 19. Daí:
- S + 1 (+ 1 do ‘Vai 1’) = 11 => S = 9
Pra acabar:
- S + L = T => 9 + 1 = 10 (fica o ‘0’ e ‘vai 1’)
Comparando com a figura, ficou assim:
Como a questão pede SS x LL, temos:
Trocando 1 por L, T por 0 e S por 9, encontramos L T 8 S!

Resposta: letra A.

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Técnico de Tecnologia da Informação – Prefeitura de Porto Velho


Olá, meu povo!

Pronto! Para quem está esperando o comentário das questões da prova da Prefeitura de Porto Velho, realizada pela banca Consulplan no último final de semana, pode respirar aliviado.  Vamos começar a postar no ‘Beijo no Papai e na Mamãe’ nossas observações. Fica meu agradecimento aos colegas Aristeu e Euliana pelo envio das questões...

Só peço a todos um pouco de paciência, pois são várias questões de várias provas. ‘Degavarzinho’ a gente vai postando aqui, ok?

A 1ª prova será a de Técnico de Tecnologia de Informação, nível médio.

Sabendo que um elevador leva 18 segundos para subir do 7º ao 15º andar de um prédio. Quantos andares têm o prédio no qual está instalado esse elevador, se leva 63 segundos para subir do primeiro ao último andar?
(A) 23
(B) 25
(C) 27
(D) 29
(E) 31

Muito cuidado que o ‘Ser Mau’ plantou uma pegadinha básica.

O início é bem tranqüilo. Do 7º ao 15º andar, o elevador subiu 8 andares em 18 segundos. Vamos ver quantos andares ele subiu se ele gastar 63 segundos. Regrinha de três...

X = (8 . 63) / 18
X = 28 andares

Agora, a pegadinha. Notem que, quando falamos que o elevador subiu 8 andares, é porque ele por 9 andares (7º, 8º, 9º, 10º, 11º, 12º, 13º, 14º e 15º). Ou seja,  se o elevador subir 28 andares, ‘do primeiro ao último andar’, é porque o prédio tem 29 andares.

Resposta: letra D.

Sabendo-se que numa garrafa com capacidade para 3 litros havia um certo volume de água. Após serem retirados três quintos desse volume, verificou-se que seria necessário colocar 2 litros de água para encher a garrafa. O volume inicial de água contido na garrafa era de:
(A) 2 litros
(B) 2,5 litros
(C) 1,8 litros
(D) 2,1 litros
(E) 2,7 litros

Questão de Princípio da Regressão, ou, como esse humilde facilitador gosta de falar, ‘Princípio do Revestrés’!!!

A ideia aqui é que:
(1) você não tem o valor inicial (chamaremos e ‘X’)
(2) foram retirados 3/5 desse ‘X’ (sobraram 2/5 dentro da garrafa)
(3) foram colocados 2 litros (+ 2)
(4) a garrafa ficou cheia, ou seja, com 3 litros.

Vamos ver se fica melhor assim:

Agora, é só fazer o ‘Revestrés’, ou seja, se na ‘ida’ eu somei, na ‘volta’, eu subtraio. Um detalhe: com relação a fração, muito cuidado! Você terá que utilizar a fração que FICOU dentro da garrafa, multiplicando pelo denominador  dividindo pelo numerador, ok? Vamos ver o novo desenho:

Resposta: letra B.

Depois, volto com mais...

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Técnico – MPU


Olá, meu povo!

O colega William desenterrou uma questão de 2007 e pediu um comentário de uma questão bem legalzinha, que apareceu na prova de Técnico (Área Saúde) do Ministério Público da União, realizada pela Fundação Carlos Chagas.

Ao preparar o relatório das atividades que realizou em novembro de 2006, um motorista viu que, nesse mês, utilizara um único carro para percorrer 1875 km, a serviço do Ministério Público da União. Curiosamente, ele observou que, ao longo de todo esse percurso, havia usado os quatro pneus e mais o estepe de tal carro e que todos estes cinco pneus haviam rodado a mesma quilometragem. Diante disso, quantos quilômetros cada um dos cinco pneus percorreu?
(A)375.
(B)750.
(C)1125.
(D)1500.
(E)1750.

Questão ‘Denorex’: parece mas não é!!! (Denorex, é o novo!!!)

Olha só, precisamos entender, como o carro rodou 1875 km, cada pneu rodou essa quilometragem, correto? Ou seja, se cada pneu pudesse andar ‘sozinho’, jntos eles teriam percorrido 7500 km (1875 x 4). Essa é a quilometragem ‘real’ prcorrida pelos pneus durante o percurso.

Como a questão fala que foram utilizados os 5 pneus, esses 7500 km devem ser divididos igualmente entre os 5 pneus!

Assim:
Cada pneu = 7500 / 5 = 1500

Resposta: letra D.

Beijo no papai e na mamãe,

PH

Analista de Sistemas – COFEN


O colega Thalysson, que está se preparando para o concurso da Prefeitura de Porto Velho, me mandou uma questão da Consuplan (que é a banca organizadora desse certame) sobre Teoria dos Conjuntos e nos pediu um comentário. Seu pedido é uma ordem, companheiro!

A questão foi utilizada na prova de Analista de Sistemas do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), realizada em 2010.

Numa loja de eletrodomésticos são vendidos fogões de 4 e 6 bocas. No estoque dessa loja existem 25 fogões, sendo que 16 possuem acendimento automático e 14 possuem forno autolimpante. Se apenas os modelos de 6 bocas apresentam os dois itens mencionados, quantos são os modelos de 4 bocas?
(A) 17
(B) 19
(C) 16
(D) 20
(E) 18

Olha só, para resolvermos essa questão, precisamos primeiro conhecer uma formulazinha:

Aqui, o grande ‘detalhe’: notem que a intersecção é EXATAMENTE a quantidade dos modelos de 6 bocas, já que a questão diz que ‘apenas os modelos de 6 bocas apresentam os dois itens’. Ficou claro???

Assim:
25 = 16 + 4 - F6
F6 = 25 - 20
F6 = 5 (são 5 modelos de 6 bocas com as duas funções!)

Como são 25 no total, sobram 20 (25 - 5) fogões de 4 bocas.

Resposta: letra D.

Beijo no papai e na mamãe,

PH
ph@euvoupassar.com.br

Analista e Técnico Judiciário – TRT 11ª Região (2)


Olá, meu povo!

Vamos comentar mais uma questão da prova de Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), realizada no último final de semana pela Fundação Carlos Chagas (FCC). E dessa vez com a colaboração do amigo e professor Artur Monteiro, que comentou essa questão para o ‘Beijo no Papai e na Mamãe’...

(Analista Judiciário) Nos Jogos Pan-Americanos de 2011, realizados no México, o Brasil obteve no atletismo, pela quarta vez consecutiva, a medalha de ouro no revezamento 4 x 100m masculino. Na final, disputada pelas equipes de apenas sete países (o quarteto de Bahamas foi eliminado), o México chegou à frente do Chile, mas atrás de São Cristóvão e Nevis. Já o time de Cuba foi o único cuja colocação ficou entre as colocações das equipes do Equador e dos Estados Unidos.
Somente com essas informações, é correto dizer que a colocação da equipe do México na prova final foi
(A) 2º ou 3º lugar.
(B) 3º ou 5º lugar.
(C) 3º ou 6º lugar.
(D) 4º ou 5º lugar.
(E) 4º ou 6º lugar.

Antes de passar a vocês o comentário o prof. Arthur, vale uma observação: de onde o ‘Ser Mau’ foi tirar o país ‘São Cristóvão e Nevis’. Sim, porque é um país só!!! Já tinha até comentado com alguns alunos da possibilidade de recurso, porém soube depois que se tratava de um país só. Será que não tinha um país mais facilzinho? Tipo França, Jamaica, ou até a Argentina???

Ok, vamos organizar as dicas fornecidas pela questão:
(1) São 7 equipes;
(2) O México chegou à frente do Chile
(3) O México chegou atrás de São Cristóvão e Nevis
(4) O time de Cuba ficou entre Equador e Estados Unidos (EUA).

A primeira dica para resolvermos é que Equador, Cuba e EUA estariam sempre juntas, nenhuma outra poderia alterar esse trio, o máximo que poderia acontecer é a equipe do Equador trocar de lugar com a dos EUA, porém, isso não influenciará em nada o nosso resultado, ok?

Chegou a hora do ataque! Uma boa maneira para se resolver esse tipo de questão é testar as possibilidades verificando se as mesmas estão de acordo com os dados fornecidos, basta fazermos assim:
México em 1º lugar: Fala sério né? Nem resposta pra isso tem nas alternativas...

México em 2º lugar: A brincadeira começou... Mas começou fácil porque a (3) diz que o México chegou atrás de São Cristóvão e Nevis. Então, se a equipe chegou atrás e mais o Brasil, é impossível que fique na segunda colocação, correto?

México em 3º lugar: Bom, se o México está em 3º, necessariamente, São Cristóvão e Nevis e o Brasil estarão nas duas primeiras colocações. Sobraram agora apenas os quatro lugares mais baixos do pódio. Agora, é só o Chile em 7º ou em 4º, já que o o trio Equador, Cuba e EUA devem ficar juntos. Olhem:

México em 4º lugar: Se o México ficar nessa colocação, três outras equipes deverão ficar na 1º, 2º e 3º colocações. Brasil e São Cristóvão e  Nevis são duas delas, sobrou uma vaga. Pode ser o Chile? Não, né? Isso contraria a  (2), ok? Pode ser algum do “famoso” trio? Não, pois o trio seria desmanchado. Conclusão: não dá!!!

México em 5º lugar: Agora são 4 equipes à frente do México, as duas de sempre (Brasil e São Cristóvão e Nevis) e mais duas outras. A ideia é a mesma do 4º lugar, ok? Não dá pra seperar o ‘trio’.

México em 6º lugar: Agora, a tão sonhada vaga para o trio chegou! Basasta dispormos as equipes do trio mais São Cristóvão e Nevis e Brasil para completarmos as equipes que estarão à frente do México. Nesse caso, o Chile ficará lá na última posição. Vamos ver:

Resposta: letra C.

Companheiro Artur, seja bem vindo ao blog!!! A casa é sua!!!

Beijo no papai e na mamãe,
PH
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